Folha de S. Paulo


Taleban anuncia mulá Haibatullah Akhundzada como seu novo líder

Associated Press
Mulá Haibatullah Akhundzada, escolhido como novo líder do Taleban
Mulá Haibatullah Akhundzada, anunciado nesta quarta-feira (25) como novo líder do Taleban

Haibatullah Akhundzada foi designado por unanimidade o novo líder dos talebans no Afeganistão, como sucessor de Akhtar Mansour, morto em um ataque de drone americano no sábado (21), anunciou o grupo radical em um comunicado,

"O mulá Akhtar Mansur caiu como mártir, vítima de um disparo de drone americano", confirmaram os insurgentes no comunicado divulgado na internet.

"Haibatullah Akhundzada foi nomeado novo líder do Emirado Islâmico (como se autodenominam os talebans) de forma unânime pela shura", completa o comunicado.

"Todos os membros da shura juraram fidelidade", afirma a nota, segundo a qual a shura (conselho central) estava reunida desde domingo. Acredita-se que os líderes se reuniram no Paquistão, mas não há confirmação.

Akhundzada é um estudioso com visões radicais, o que pode dificultar um processo de paz com Cabul. O novo líder dos talebans tem por volta de 50 anos, é natural do sul do Afeganistão e serviu como chefe de Justiça da milícia antes de ser indicado para trabalhar com Mansour.

Ele terá dois auxiliares, Yacub, filho de Omar, fundador dos talebans, e Sirajuddin Haqqani, chefe da rede insurgente de mesmo nome, um grande aliado dos talebans.

O anúncio do substituto de Mansour foi feito pouco antes de um ataque suicida com bomba na capital afegã, que matou pelo menos 11 pessoas e foi rapidamente reivindicado pelos talebans.


Endereço da página:

Links no texto: