Folha de S. Paulo


Ataque do EI a café frequentado por fãs do Real Madrid mata 12 no Iraque

Ataques com tiros e bombas em Balad, cidade predominantemente xiita no norte do Iraque, deixaram pelo menos 16 mortos nesta sexta-feira (13). Um dos alvos do ataque foi um café frequentado por torcedores do time espanhol Real Madrid.

Pouco depois da meia-noite, três homens armados abriram fogo contra pessoas que estavam em um café, deixando ao menos 12 mortos e 25 feridos.

Reuters
Ataque em um café em Balad, norte do Iraque, deixou pelo menos 16 mortos nesta sexta (13)
Ataque em um café em Balad, norte do Iraque, deixou pelo menos 12 mortos nesta sexta (13)

Os terroristas fugiram e, horas depois, um deles explodiu um colete com explosivos em um mercado vizinho ao clube depois de ter sido cercado pela polícia e por milicianos xiitas em um prédio vazio. Na explosão, quatro morreram e dois ficaram gravemente feridos, informaram fontes médicas.

Em nota oficial, o Real Madrid lamentou o "terrível atentado" e anunciou que o jogadores do clube usarão no sábado (14) uma braçadeira negra, em sinal de luto e respeito, durante o último jogo do Campeonato Espanhol, contra o La Coruña.

"O Real Madrid estende toda a sua solidariedade ao povo do Iraque, que sofre com a injustiça desmedida de uma violência extrema", diz o comunicado.

O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico e aconteceu apenas dois dias após atentados em Bagdá, também reivindicados pela facção terrorista, deixarem 93 mortos.

Os terroristas dos ataques desta sexta (13) passaram por três pontos de fiscalização da polícia antes de chegarem ao café, segundo fontes não identificadas disseram à Reuters.

Uma testemunha disse à agência de notícias ter visto o corpo de um dos suspeitos de envolvimento no ataque chamuscado e pendurado em frente ao café, na manhã desta sexta (13).

Segundo relatos de moradores do local, o homem foi encontrado em uma casa e foi queimado vivo após ter confessado participação no ataque. Uma autoridade confirmou o relato à Reuters.


Endereço da página:

Links no texto: