Folha de S. Paulo


Novo prefeito de Londres, Khan toma posse e fala em esperança para todos

O novo prefeito de Londres, Sadiq Khan, do Partido Trabalhista, tomou posse oficialmente neste sábado (7) na catedral de Southwark, perto da London Bridge, na região central da capital inglesa.

Primeiro muçulmano à frente de uma grande capital no Ocidente, ele agradeceu o voto de esperança e a favor da unidade, após uma campanha na qual foi acusado de afinidade com os radicais islâmicos.

Yui Mok/Reuters
Sadiq Khan assina documento durante cerimônia de posse como prefeito de Londres
Sadiq Khan assina documento durante cerimônia de posse como prefeito de Londres

Ao prestar juramento durante a posse, Khan, de 45 anos, prometeu representar "todas as comunidades" e "permitir que todos os londrinos possam se beneficiar das oportunidades que nossa cidade me ofereceu", disse.

filho de um motorista de ônibus paquistanês, o novo prefeito superou com 57% dos votos seu principal rival, o conservador multimilionário Zac Goldsmith, de 41. Ele foi aplaudido de pé ao ser oficializado no cargo de administrador da cidade de 8,2 milhões de pessoas - incluindo um milhão de muçulmanos.

O resultado das eleições locais na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia promoveu uma redistribuição de forças políticas no Reino Unido. Ao mesmo tempo que aumentou a força do SNP (Partido Nacional Escocês) e abriu espaço para os extremistas de direita Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido) em Gales, deixou desapontados muitos membros do Partido Trabalhista, em especial na Escócia.

ESPERANÇA E MEDO

"Esta eleição não careceu de polêmicas, e estou orgulhoso de ver como Londres elegeu hoje a esperança sobre o medo, a unidade sobre a divisão", declarou Khan após o anúncio dos resultados, nO City Hall, a prefeitura da capital.

"O medo não nos dá mais segurança, nos torna mais fracos", acrescentou.

Yui Mok/Reuters
Sadiq Khan durante a cerimônia de posse em uma catedral de Londres
Sadiq Khan durante a cerimônia de posse em uma catedral de Londres

Khan foi duramente atacado durante a campanha pelo campo conservador, incluindo o primeiro-ministro, David Cameron, que o acusaram inclusive ante o Parlamento de vínculos com os extremistas, o que ele sempre negou.

a estratégia conservadora, entretanto, se revelou improdutiva. "Isso demonstra uma absoluta falta de compreensão da mistura de religiões que existe em Londres", opinou Andrew Boff, um responsável conservador, que criticou esta "campanha chocante".

COSMOPOLITANISMO

Khan, deputado de Tooting, um bairro popular do sul de Londres, sucede o excêntrico conservador Boris Johnson, que acredita-se que queira chegar a Downing Street.

Ex-ministro, ex-advogado e pai de duas meninas, Khan prometeu responder aos problemas mais graves da capital, cuja população aumentou em 900.000 habitantes em oito anos, alcançando 8,6 milhões. Entre estes problemas figuram os aluguéis inacessíveis, os transportes saturados e a poluição.

Sua eleição, segundo o especialista Tony Travers, da London School of Economics (LSE), é um "sinal notável do cosmopolitismo" de Londres, "cidade mundial" onde 30% da população não é branca.

Stefan Wermuth/Reuters
O novo prefeito de Londres, Sadiq Khan, logo após votar nas eleições da capital inglesa
O novo prefeito de Londres, Sadiq Khan, logo após votar nas eleições da capital inglesa

A vitória histórica de Sadiq Khan "ilustra a face tolerante de Londres", afirma o jornal "Financial Times". "Londres elegeu um prefeito muçulmano, o que é uma vitória notável sobre as tensões raciais e religiosas que afundam na instabilidade as demais capitais europeias", destaca.

COMEMORAÇÃO

Em Tooting, o anúncio de sua vitória provocou reações entusiasmadas.

Em um dos restaurantes favoritos de Khan, o Lahore Karahi, em seu bairro de Tooting, a alegria era evidente. "Estamos tão felizes e orgulhosos", disse Malik Ahmed, um trabalhador, para quem Khan "é um homem muito bom e ajudou muita gente". "Se você tem um problema só precisa enviar um e-mail a ele", acrescentou.

No exterior, a notícia de sua eleição ocupava a primeira página dos jornais paquistaneses. Vários prefeitos de grandes cidades felicitaram Khan, e expressaram o desejo de trabalhar com ele.


Endereço da página:

Links no texto: