Folha de S. Paulo


Eleições americanas não são 'entretenimento', diz Obama

O presidente americano, Barack Obama, instou a imprensa e o público americano a examinarem o passado do virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, em vez de se distraírem com "o espetáculo e o circo" das eleições deste ano.

"É importante levar em consideração seriamente as declarações que ele fez no passado", disse Obama a jornalistas, nesta sexta-feira (6).

"Isso não é entretenimento, não é um 'reality show'. Essa é uma disputa para a Presidência dos Estados Unidos", disse o democrata.

Kevin Lamarque/Reuters
U.S. President Barack Obama delivers a speech during his visit to Hanover, Germany April 25, 2016. REUTERS/Kevin Lamarque TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: WHT217
Presidente Barack Obama durante discurso em abril, na Alemanha

Obama alertou que é preciso conferir, com cuidado, manifestações e posições de todos os candidatos.

"Se eles adotam uma posição, em questões internacionais, que podem ser uma ameaça à guerra, ou que têm potencial de destruir nossas importantes relações com outros países, ou ainda quebrar nosso sistema financeiro, isso precisa ser observado", disse o americano.

Trump tem sido vastamente criticado por suas propostas no campo das relações internacionais, como sugerir que o Japão e a Coreia do Sul se defendam com armas nucleares próprias.

"O povo americano tem bom poder de julgamento, tem bons instintos, desde que receba boa informação", criticou Obama.


Endereço da página:

Links no texto: