Folha de S. Paulo


Aviação de Israel ataca posições do Hamas na faixa de Gaza

A aviação de Israel atacou na madrugada desta quinta-feira (5) quatro posições do movimento palestino Hamas na faixa de Gaza, informou o Exército do país.

"Respondendo aos ataques em curso contra as tropas israelenses, um aparelho da Força Aérea de Israel atacou durante a madrugada quatro alvos terroristas do Hamas no norte da faixa de Gaza."

Aparelhos israelenses já haviam atacado, na quarta-feira (4), cinco posições do Hamas no sul da faixa de Gaza, após confrontos na fronteira entre o território palestino e Israel.

Nos últimos dias, "o Hamas realizou disparos de morteiro e de foguetes contra tropas israelenses" operando ao longo da barreira de segurança entre Israel e a faixa de Gaza, informou um oficial.

As atividades israelenses têm um caráter "defensivo", já que buscam proteger Israel de incursões palestinas, destacou o Exército.

Concretamente, o objetivo das forças israelenses é localizar e destruir os túneis que o Hamas utiliza para realizar ataques contra comunidades de civis israelenses perto da fronteira.

"O Exército israelense não tolera nem tolerará nada que suponha uma ameaça à vida dos habitantes do sul de Israel, e está determinado a desbaratar qualquer tentativa neste sentido."

Os túneis citados por Israel foram uma das causas da guerra na faixa de Gaza em 2014, que matou 2.251 palestinos —a maioria civis— e 73 israelenses, entre eles 67 soldados, segundo as Nações Unidas.


Endereço da página: