Folha de S. Paulo


Obama pede a jovens britânicos que não se isolem do mundo

O presidente dos EUA, Barack Obama, fez neste sábado (23) um apelo para que os jovens britânicos não se afastem do mundo, um dia depois de alertar o país sobre os riscos da votação para deixar a União Europeia, em referendo em junho.

"Vemos novas chamadas para o isolamento, para a xenofobia", disse aos jovens em um evento em Londres. "Quando falo com os jovens, imploro, e eu imploro a vocês, para rejeitar as chamadas para se afastarem."

"Estou aqui para pedir-lhes para rejeitar a noção de que estamos envolvidos por forças que não podemos controlar. E eu quero que vocês tenham uma visão mais profunda e mais otimista da história", disse.

Falando para mais de 500 jovens britânicos neste sábado (23) em Londres, Obama brincou sobre o passado colonial britânico, dizendo que, apesar da chamada relação especial entre os dois países, os Estados Unidos já tiveram discussões com o Reino Unido, mas, em seguida, fizeram as pazes.

Obama respondeu a dez perguntas, mas o referendo de 23 de junho sobre a possível saída do Reino Unido da UE não foi mencionado durante a sessão de perguntas e respostas que durou mais de uma hora.

Obama também disse que os planos para um acordo comercial entre os Estados Unidos e a UE tinham sido feitos contra "interesses paroquiais" de países individuais, para criar milhões de empregos e bilhões de dólares de benefícios em ambos os lados do Atlântico.

Na sexta-feira (22), Obama já tinha mencionado tal acordo e rebateu defensores da saída britânica do bloco, dizendo que um acordo comercial entre os Estados Unidos e o Reino Unido iria para o "fim da fila", caso o país saísse da UE.

A direita britânica acusa Obama de interferência em assuntos internos.

SHAKESPEARE

Obama também participou neste sábado da homenagem aos 400 anos da morte de Shakespeare. Uma apresentação no teatro Globe foi montada especialmente para o presidente.

O teatro circular, às margens do rio Tâmisa, é uma réplica do local em que as peças de Shakespeare foram encenadas quando o bardo estava vivo.

"Deixem-me apertar a mão de todos. Foi maravilhoso, não queria que acabasse", declarou o presidente, que encerra sua visita a Londres ainda neste fim de semana.

Ele viajará para a Alemanha para visitar no domingo (24) o Salão da Indústria de Hannover e participar, na segunda-feira (25), de uma reunião informal sobre assuntos internacionais com a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e os chefes de governo britânico, David Cameron, e italiano, Matteo Renzi.

"FUI ROUBADO"

Na tarde de sábado (23), o presidente Barack Obama jogou uma partida de golfe ao lado de David Cameron, primeiro-ministro britânico, em Hertfordshire, ao norte de Londres.

"Fui roubado", brincou o norte-americano, quando uma bola, tacada por ele em linha reta, circulou o terceiro buraco do campo. "Vocês viram isso?", perguntou à imprensa que acompanhava a partida.

Não é a primeira vez que Obama e Cameron apreciam um esporte juntos. Os dois já participaram de uma partida de pingue-pongue e assistiram a um jogo de basquete.

À noite, Obama e Cameron devem jantar na casa do embaixador norte-americano em Londres —é o último compromisso do presidente dos EUA no país.


Endereço da página:

Links no texto: