Folha de S. Paulo


Agência da ONU elogia o papa por dar abrigo a refugiados

A agência da ONU para refugiados elogiou o ato do papa Francisco, que, neste sábado (17) ofereceu abrigo a três famílias sírias após visitar um campo na Grécia.

O pontífice voltou da ilha de Lesbos para Roma com 12 sírios. Desse grupo, seis são menores, que chegaram à ilha antes de 20 de março, quando entrou em vigor o acordo entre União Europeia e Turquia que prevê deportação para solo turco daqueles que fizeram a travessia ilegal.

Filippo Monteforte/AFP
Pope Francis welcomes a group of Syrian refugees after landing at Ciampino airport in Rome following a visit at the Moria refugee camp in the Greek island of Lesbos, April 16, 2016. REUTERS/ Filippo Monteforte/Pool ORG XMIT: SRE553
O papa Francisco recebe refugiados sírios em aeroporto de Roma

"O gesto do papa é uma demonstração poderosa de solidariedade. Ele deve inspirar governantes e as sociedades num mundo onde o desespero de um número recorde de deslocados encontra as barreiras da rejeição e do medo", disse Filippo Grandi, alto comissário do órgão.

A Grécia tem hoje cerca de 53 mil refugiados vivendo em seu território, dos quais em torno de 5.000 chegaram após o dia 20 de março, data de início do acordo UE-Turquia, e estão retidos nas ilhas do Egeu. Pelo pacto, esse contingente está sujeito a ser deportado de volta para solo turco, mas tem direito a pedir asilo e, se for aceito, permanecer na Grécia.


Endereço da página:

Links no texto: