Folha de S. Paulo


Grécia fica um dia inteiro sem receber migrantes pela 1ª vez desde acordo

Amel Emric/Associated Press
Migrant men are reflected in a pond as they walk among tents, at the makeshift camp at the northern Greek border point of Idomeni, Greece, Monday, April 11, 2016. More than 12,000 people have been stuck her for more than a month amid hopes that the border would reopen. (AP Photo/Amel Emric) ORG XMIT: XAE114
Migrantes em campo de refugiados em Idomeni, na região nordeste da Grécia

O Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) divulgou nesta segunda-feira (11) que nenhum migrante ou refugiado cruzou ilegalmente o mar Egeu e chegou às ilhas da Grécia no domingo (10). É a primeira vez que isso ocorre desde o dia 4, quando começaram as deportações para a Turquia, como parte do acordo firmado entre Ancara e a União Europeia no mês passado.

Entre o dia 4 e este domingo (10), de acordo com o Acnur, a média diária de chegadas à Grécia pelo mar foi de 94 pessoas, 75% menor que a registrada na semana anterior. Considerando os dez primeiros dias de abril, até agora, a média foi de 171 pessoas, uma queda de 80% em relação à média para todo o mês de março.

A expulsão dos migrantes que desembarcaram na Grécia desde o dia 20 de março –data em que passou a vigorar o acordo UE-Turquia– recebeu críticas da ONU e de entidades internacionais já no primeiro dia, quando 202 pessoas foram colocadas em barcos rumo ao porto turco de Dikili.

O Acnur denunciou que ao menos 13 desses 202 tinham manifestado interesse em pedir asilo na Grécia, o que impediria o governo grego de enviá-los de volta à Turquia. Esses viajantes estão em um remoto campo de refugiados no noroeste da Turquia, sem que jornalistas tenham acesso a eles. Depois da polêmica, as autoridades gregas anunciaram uma suspensão temporária das deportações. A segunda leva de expulsos deixou as ilhas gregas só na sexta (8); no total, barcos levaram 124 pessoas.

Bulent Kilic/AFP
Flames and smoke rise after a fight between Kurds and Arab Syrians at their makeshift camp in the northern border village of Idomeni, on April 11, 2016. Tensions are high in the makeshift encampment at Idomeni, after 250 migrants and refugees hurt at the flashpoint Idomeni crossing as they tried to force their way into Macedonia on April 10. Medical charity Doctors Without Borders (MSF) said 200 people suffered breathing problems, 30 sustained injuries from rubber bullets -- three of them children under 10 -- and 30 had other injuries. / AFP PHOTO / BULENT KILIC
Conflito entre curdos e sírios no campo de refugiados de Idomeni, na Grécia

REPRESSÃO EM IDOMENI

Em comunicado, o Acnur condenou a repressão da polícia da Macedônia contra refugiados que tentavam atravessar a cerca que separa o campo de Idomeni, do lado grego, da cidade macedônia de Gevgelija. "Danos ocorrem na percepção que os refugiados têm da Europa e na própria imagem europeia. Todos perdem", diz o texto.

Cerca de 300 pessoas ficaram feridas. Os agentes usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para afastar os refugiados da cerca –segundo o governo da Macedônia, os policiais responderam a pedras atiradas do lado dos manifestantes.

Cerca de 11 mil pessoas vivem em condições precárias em Idomeni desde que a Macedônia fechou a fronteira, em fevereiro. Muitos temem sair dali e serem incluídos em listas de deportações, embora todos em Idomeni tenham chegado à Grécia antes de 20 de março –ou seja, pelo acordo UE-Turquia não estão sujeitos à expulsão.

Desde que a chamada rota balcânica foi fechada, países europeus temem que o fluxo migratório encontre outras rotas. Nesta segunda (11), o governo da Áustria anunciou que erguerá um muro num trecho da fronteira com a Itália, conhecido como Passagem Brenner, temendo que o vizinho volte a receber muitos refugiados.

Nesta terça (12), ministros de Assuntos Europeus de países-membros da UE farão uma reunião fora do calendário oficial do bloco, em Amsterdã, para discutir a situação dos refugiados no continente.

Chegadas diárias à Grécia pelo mar desde o dia 4/4

4/4 - 228
5/4 - 26
6/4 - 70
7/4 - 157
8/4 - 116
9/4 - 59
10/4 - 0


Endereço da página:

Links no texto: