Folha de S. Paulo


Polícia indiana interroga funcionários de templo que sofreu incêndio

Sivaram V/Reuters
People gather around a damaged section of a temple after a fire broke out at a temple in Kollam in the southern state of Kerala, India, April 10, 2016. A huge fire swept through a temple in India's southern Kerala state early on Sunday (April 10), killing nearly 80 people and injuring over 200 gathered for a fireworks display to mark the start of the local Hindu new year. REUTERS/Sivaram V TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: DEL202
Parte de templo que pegou fogo em Kerala, no sul da Índia, após as chamas serem contidas

A polícia anunciou nesta segunda-feira (11) a detenção de cinco funcionários do templo do sul da Índia onde um incêndio, provocado por explosões de fogos de artifício, deixou ao menos 108 mortos.

O incêndio aconteceu na madrugada de domingo durante uma exibição de fogos de artifício em um templo hindu com milhares de pessoas no distrito de Kollam, no Estado de Kerala. Ao menos 380 ficaram feridas.

Com suas longas praias e plantações de chá, Kerala é um dos principais destinos turísticos da Índia.

"Cinco funcionários foram detidos para ser interrogados. Não são detenções formais. Após o interrogatório, conheceremos seu envolvimento e adotaremos os próximos passos", disse o delegado P. Prakash, do distrito de Kollam.

A polícia investiga quem era o responsável pela exibição de fogos de artifício, que aconteceu apesar da proibição das autoridades locais.

O governo de Kerala já abriu uma inquérito judicial sobre o acidente e a polícia está investigando as pessoas responsáveis pelo templo.

As imagens do acidente mostram várias explosões. Mais de 30 dos 106 mortos ainda não foram identificados.

Incêndios e tumultos com pessoas pisoteadas são frequentes nos templos da Índia, geralmente em consequência das poucas medidas de segurança.


Endereço da página:

Links no texto: