Folha de S. Paulo


Ministério Público denuncia Cristina Kirchner por lavagem de dinheiro

O Ministério Público Federal da Argentina denunciou a ex-presidente Cristina Kirchner por suspeita de lavagem de dinheiro. O próximo passo legal será uma investigação, seguida pela determinação do juiz de dar continuidade ao caso ou não.

A decisão de investigar a ex-mandatária foi tomada pelo promotor Guillermo Marijuán depois de o financista Leonardo Fariña depor por quase 12 horas na sexta-feira (8).

Juan Mabromata - 9.dez.2015/AFP
Cristina Fernandez de Kirchner delivers a speech after unveiling a bust of the late Argentine President Nestor Kirchner, during the last day of her term of office, at the Government Palace in Buenos Aires on December 9, 2015. AFP PHOTO / JUAN MABROMATA ORG XMIT: MAB870
Cristina Kirchner, ao lado de busto de Néstor Kirchner, em seu último dia na Presidência do país

Em 2013, Fariña dissera a um programa de TV que havia participado de manobras financeiras para enviar milhões de euros do empresário argentino Lázaro Báez à Suíça.

Báez foi um dos homens que mais enriqueceram durante o kirchnerismo (2003-2015), principalmente após sua construtora vencer dezenas de licitações de obras públicas.

A imprensa argentina afirma que o empreiteiro atuava como laranja de Cristina e Néstor Kirchner.

Depois de denunciar Báez na TV, Fariña voltou atrás e disse que havia mentido no programa. Na última sexta, porém, como delator premiado, ele acusou o empresário novamente e também envolveu os Kirchner no caso.

A ação foi colocada em segredo de Justiça, mas, segundo a imprensa local, Fariña afirmou em seu depoimento que chegou a visitar os Kirchner na Quinta de Olivos (residência oficial da Presidência).

O financista acrescentou que, se o sinal de seu celular for checado, poderão ser provadas suas idas a Olivos.

Lázaro Báez, preso nesta semana, também é suspeito de lavagem de dinheiro. Seu nome é citado em rumores de corrupção há alguns anos, mas o caso só ganhou força na Justiça no mês passado, quando um vídeo vazou para a imprensa.

As imagens, de 2012, mostram um dos filhos do empreiteiro contando milhões de dólares em uma financeira. Báez entregou um documento à Justiça em que afirma que recebeu o dinheiro com a venda de casas de um bairro fechado.


Endereço da página:

Links no texto: