Folha de S. Paulo


Vaticano anuncia data de viagem do papa à Grécia para apoiar refugiados

O papa Francisco viajará para a ilha grega de Lesbos em apoio à situação dos refugiados e migrantes no dia 16 abril, anunciou o Vaticano nesta quinta-feira (7). Três mil migrantes estão atualmente na ilha, a maioria no campo de Moria, à espera de serem reenviados à Turquia, conforme determina o acordo assinado entre União Europeia e Ancara para diminuir o fluxo migratório.

O papa já se pronunciou em defesa da situação dos refugiados e encorajou as igrejas católicas pela Europa a ajudarem as famílias de migrantes no que precisarem. Sua primeira viagem depois de ter se tornado papa, em 2013, foi para a ilha italiana de Lampedusa que, assim como Lesbos, já recebeu centenas de milhares de migrantes.

Alberto Pizzoli-27.mar.16/AFP
Papa Francisco cumprimenta pessoas na Basílica de São Pedro
Papa Francisco cumprimenta pessoas na Basílica de São Pedro

"É muito claro que o papa reconhece que há uma grave emergência ocorrendo", disse o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi. "Assim como ele foi à Lampedusa, que estava na linha de frente da rota do Mediterrâneo, ele naturalmente quer prestar sua solidariedade às pessoas que passam por situação difícil e dramática na região do mar Egeu".

O Vaticano disse que mais detalhes sobre a viagem ainda estão sendo decididos, mas apontou que o papa irá encontrar os refugiados acompanhado do bispo da Igreja Ortodoxa na Grécia, Bartolomeu 1º de Constantinopla, e de Jerônimo 2º de Atenas, chefe da igreja ortodoxa grega.


Endereço da página:

Links no texto: