Folha de S. Paulo


Turquia prepara centros para registrar refugiados deportados pela UE

A Turquia começou obras para habilitar centros de registros de sírios e de outros refugiados e migrantes deportados pela Grécia em virtude de um acordo do país com a União Europeia (UE), que entrará em vigor na segunda-feira (4).

O controvertido acordo prevê que a Turquia acolha novamente, a partir de segunda (4), os estrangeiros deportados da Grécia. Também prevê que, para cada sírio enviado para a Turquia, a UE aceite um dos 2,7 milhões de refugiados dessa nacionalidade que se encontram em território turco.

Andrej Isakovic-21.mar.2016/AFP
Criança é segurada em protesto em acampamento de refugiados na Grécia contra crise de migração na região
Criança é segurada em protesto em acampamento de refugiados na Grécia contra crise de migração

Um dos centros ficará em Cesme, frente à ilha grega de Quios e um dos principais destinos de refugiados que tentam entrar no país.

As autoridades turcas dizem que esses centros não são acampamentos de refugiados e sim locais de registro, de onde os recém-chegados serão enviados para instalações de acolhida.

"Quando forem registrados, serão examinados por um médico e enviados para os campos de acolhimento", afirmou o prefeito Muhittin Dalgic à agência Anatolia.

Autoridades locais de Dikili, também na província de Esmirna, no mar Egeu, diante da ilha grega de Lesbos, também indicaram que um centro de admissão está em preparação.


Endereço da página:

Links no texto: