Folha de S. Paulo


Libéria registra caso de ebola após mais de dois meses livre da doença

A Libéria registrou um novo caso de ebola nesta quinta-feira (31), mais de dois meses após ter sido declarada livre da transmissão da doença.

A paciente, uma mulher de 30 anos, morreu quando era transportada para um hospital da capital, Monrovia, nesta quinta (31).

O Ministério da Saúde do país pediu para que a população não entre em pânico frente ao novo caso.

"Uma amostra de sangue da paciente testou positivo para o ebola. Uma investigação está em curso para identificar a fonte de transmissão e a lista de contatos da paciente", informou o governo.

Mais de 11,3 mil pessoas morreram devido ao ebola nos últimos dois anos, principalmente na Guiné, Libéria e Serra Leoa, na pior epidemia da doença que o mundo já presenciou.

Esta semana, a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que o ebola não constitui mais uma emergência internacional de saúde pública, apesar de casos esporádicos na região serem esperados.

O caso registrado esta semana na Libéria é o terceiro no país desde que foi declarado o fim da epidemia original, em maio de 2015 —o último aparecimento da doença no país foi em novembro e durou até 14 de janeiro deste ano.

Com o fim da doença na Libéria, em janeiro, a OMS declarou a África Ocidental livre da transmissão do vírus. Logo em seguida, no entanto, Serra Leoa informou sobre a ocorrência de um novo caso.

Em março, a Guiné também registrou a volta de casos de ebola na região sul do país, o que levou a Libéria a anunciar o fechamento da fronteira com a Guiné. Não se sabe se o caso desta quinta (31) tem relação com o surto no país vizinho.


Endereço da página:

Links no texto: