Folha de S. Paulo


Turquia pede à Alemanha que censure sátira contra presidente Erdogan

Uma sátira de um programa de humor da Alemanha contra o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, levou o governo turco a convocar para consultas na semana passada o embaixador alemão em Ancara, Martin Erdmann, revelou na terça-feira (29) o site da revista "Der Spiegel".

Segundo a publicação, os diplomatas turcos cobraram de Erdmann que o governo alemão proibisse a veiculação do vídeo, exibido originalmente na edição de 17 de março do programa "Extra 3", do canal público regional NDR, com sede em Hamburgo.

No encontro, Erdmann disse que o governo alemão nada poderia fazer porque "a sátira está garantida pela proteção à liberdade de imprensa".

Ao longo do dia, o silêncio do gabinete da chanceler Angela Merkel irritou parlamentares da oposição, que o atribuíram ao recente acordo da União Europeia com Ancara para a redução do fluxo de refugiados.

"A dependência alemã em relação à Turquia criada por esse pacto precisa acabar. O acordo não só já saiu caro, mas parece que continuará custando muito para nós", afirmou Claudia Roth (Partido Verde), vice-presidente do Parlamento (Bundestag).

Pressionado, o Ministério do Exterior alemão divulgou pelo Twitter, no fim da tarde, que "o embaixador alemão deixou claro em sua conversa com a Chancelaria turca que a liberdade de imprensa e expressão serão protegidas".

A Associação de Jornalistas da Alemanha classificou a intervenção diplomática turca como "risível". "O homem forte da Turquia claramente perdeu o rumo", diz o comunicado.

A Presidência na Turquia é um cargo de chefe de Estado, em tese cerimonial, mas é amplamente sabido que Erdogan ainda dá as cartas no país, cujo chefe de governo é o premiê Ahmet Davutoglu, que foi ministro de Exterior de Erdogan quando este era primeiro-ministro.

VÍDEO

Com apenas menos de dois minutos e visualizado mais de 1,2 milhão de vezes no Youtube até a noite desta terça (29), a sátira do "Extra 3" é uma paródia de um sucesso da banda alemã Nena, dos anos 80, chamada "Irgendwie, Irgendwo, Irgendwann" (De qualquer forma, em qualquer lugar, em qualquer hora), que na versão do programa virou "Erdowie, Erdowo, Erdogan".

A letra explora justamente a repressão promovida por Erdogan contra a imprensa local (assista ao vídeo abaixo —tradução completa do original em alemão no fim desta reportagem).

Vídeo

Um dos trechos diz: "Um jornalista que escreve algo/Que não agrada a Erdogan/Amanhã já está na prisão/A redação será fechada".

É uma referência aos cerca de 30 jornalistas detidos atualmente na Turquia e ao jornal Zaman, que tinha tom crítico ao governo e sofreu intervenção estatal.

Os humoristas também criticam a relação da UE com a Turquia.

No trecho "Seja simpático com ele/Porque ele tem você nas mãos", aparece a imagem de Merkel cumprimentando Erdogan, em alusão ao fato de que a líder alemã e outras autoridades europeias tiveram de se render a exigências de Ancara para fechar o acordo de contenção do fluxo de refugiados.

No fim da paródia, há mais uma referência ao acordo, quando se diz: "Dê a ele seu dinheiro/Ele constrói para você um acampamento de refugiados".

A imagem é a de uma barraca com uma etiqueta de € 6 bilhões (cerca de R$ 24 bilhões). Esse é o valor da ajuda cobrada pela Turquia à UE, até 2018, para acolher todos os refugiados que hoje vivem em território turco e impedir que cheguem aos países do bloco europeu.

Em resposta ao governo turco, a equipe do "Extra 3" publicou no Twitter um "agradecimento" a Erdogan. Ele aparece num quadro escrito: "Funcionário do Mês".

Twitter

Tradução do vídeo

"Ele vive como um rei
O chefão do Bósforo

'Uma construção suntuosa com milhares de quartos, construída sem permissão em uma reserva natural'

Ele não engole bem a liberdade de imprensa
Por isso ele precisa de tantos cachecóis
(Erdogan falando com voz do Mickey Mouse)
Um jornalista que escreve algo
Que não agrada a Erdogan
Amanhã já está na prisão
A redação será fechada
E ele não pensa duas vezes
E vai com gás lacrimogêneo e canhões d'água durante a noite
Seja simpático com ele
Porque ele tem você nas mãos
Erdowie ("Erdocomo"), Erdowo ("Erdoonde"), Erdogan

O tempo acabou
Para seu grande Império Otomano
Erdowie ("Erdocomo"), Erdowo ("Erdoonde"), Erdogan

Direitos iguais para as mulheres
Elas também vão apanhar

"A polícia de Istambul dispersou com violência uma manifestação pelo Dia Internacional da Mulher"

Se o resultado da eleição é ruim
Então ele o arruma até ficar certo

"I like to move it, move it"

Ele odeia os curdos como a peste
Ele os bombardeia também
E até mais do que os 'irmãos de fé' do Estado Islâmico

Dê a ele seu dinheiro
Ele constrói para você um acampamento de refugiados
Erdowie ("Erdocomo"), Erdowo ("Erdoonde"), Erdogan

Seu país já era
Para pedir ingresso na União Europeia
Ele se lixa para a democracia
Erdogan diz "Tchauzinho"
E vai se despedindo no fim da história..."


Endereço da página:

Links no texto: