Folha de S. Paulo


Fotógrafa conta como fez foto icônica de ataques em Bruxelas

Ketevan Kardava -22.mar.2016/Associated Press
Mulher identificada como a indicana Nidhi Chaphekar é vista após explosões em aeroporto de Bruxelas
Mulher identificada como a indiana Nidhi Chaphekar é vista após explosões em aeroporto de Bruxelas

Sangue escorre no rosto de uma mulher, cujos olhos expressam medo. Um dos pés está descalço; sua camisa, rasgada por causa das explosões que deixaram 11 mortos no aeroporto de Zaventem, nos arredores da capital belga.

Em poucas horas, seu retrato, tirado pela georgiana Ketevan Kardava, tornou-se a imagem icônica dos ataques em Bruxelas, nesta terça-feira (22), sendo publicado e compartilhado ao redor do mundo.

Correspondente especial da Emissora Pública da Geórgia, Kardava estava na fila de embarque para Genebra (Suíça) quando houve a primeira explosão, pouco antes das 8h locais (4h em Brasília), perto do balcão vizinho da Delta Air Lines.

Ataques na Bélgica

"Portas e janelas voaram", descreveu Kardava à revista "Time". "Tudo era poeira e fumaça. Ao meu redor, havia dezenas de pessoas sem pernas, em poças de sangue."

Seu primeiro instinto, relatou à publicação, foi olhar para baixo, para as próprias pernas. "Não podia acreditar que ainda tinha pernas."

Todos começaram a correr em pânico após a segunda explosão, que aconteceu nove segundos depois.

Kardava se viu dividida: esconder-se ou registrar o que via? Venceu seu compromisso como jornalista.

"Era meu dever tirar fotos e mostrar ao mundo o que acontecia. Sabia que era a única ali."

Sua primeira foto era da mulher com a jaqueta amarela. "Ela estava em choque, sem palavras. Não havia choro, gritos. Ela olhava ao seu redor com medo."

Sem perguntar o nome da mulher, ela seguiu adiante e fotografou outra vítima: o ex-jogador de basquete brasileiro naturalizado belga Sebastian Bellin, 37. Bellin continua internado.

Após conseguir fazer mais alguns registros, a fotógrafa foi forçada a sair do aeroporto para se abrigar em um lugar seguro.

De acordo com a AFP, a mulher da foto icônica foi identificada como Nidhi Chaphekar, comissária de bordo da Jet Airways, companhia da Índia. Nascida em Mumbai, Chaphekar tem dois filhos.

Segundo seu cunhado, Nilesh, a indiana está em condição estável.

Kardava agora considera o futuro. Chegará o momento de, outra vez, embarcar no aeroporto de Zaventem Airport. "Não consigo imaginar isso", afirmou à "Time". "Será muito difícil para mim."

Ketevan Kardava/Reuters
Homem ferido é visto no chão após explosões no aeroporto de Zaventem, nos arredores de Bruxelas
Homem ferido é visto no chão após explosões no aeroporto de Zaventem, nos arredores de Bruxelas

Endereço da página:

Links no texto: