Folha de S. Paulo


Turquia diz que recebeu de volta da Grécia 90 migrantes nesta sexta-feira

Autoridades turcas informaram nesta sexta-feira (11) que a Grécia devolveu à Turquia 90 migrantes paquistaneses, marroquinos, argelinos e turcos que tinham atravessado para o país a partir do território turco.

A agência de migração do governo da Turquia em Edirne, no noroeste do país, disse que os migrantes entraram de volta em território turco nesta sexta-feira pela fronteira de Ipsala.

A Grécia devolveu os viajantes com base em lei que prevê a medida para migrantes que não se qualificam para a proteção internacional. Os migrantes pretendiam continuar a viagem para países do norte da Europa e se recusaram a pedir asilo na Grécia.

A agência de migração turca disse que oito imigrantes argelinos estavam em um centro de deportação em Edirne, enquanto 71 paquistaneses e marroquinos foram enviados para um centro de detenção em Erzurum, no leste da Turquia.

ONDE FICAM EDIRNE, IPSALA E ERZURUM

A Turquia está negociando com a União Europeia um acordo para conter o fluxo de migrantes que se dirigem ao norte da Europa.

O país está disposto a receber de volta em seu território todos os "migrantes irregulares" pegos em barcos no mar Egeu, inclusive aqueles que já tiverem chegado a ilhas da Grécia, ou seja, que já estejam em solo europeu. A Turquia quer porém que os custos dessas operações sejam bancados pela Europa.

O acordo ainda não foi assinado pelas partes.

ALBÂNIA

Na Albânia, a polícia aumentou a vigilância perto da fronteira com a Grécia temendo que migrantes sírios possam usar o país como uma nova rota após Macedônia e Sérvia terem bloqueado a passagem em suas fronteiras.

Um funcionário do Ministério do Interior albanês disse nesta sexta que a fronteira com a Grécia está sendo monitorada 24 horas por dia.


Endereço da página:

Links no texto: