Folha de S. Paulo


Trump é líder em pesquisas para prévias em redutos de Rubio e Kasich

O magnata Donald Trump continua na liderança na maioria das pesquisas de intenção de voto da última semana para as prévias na Flórida e em Ohio, desbancando Marco Rubio e John Kasich em seus respectivos redutos eleitorais.

A votação acontece na terça (15) e, em ambos os Estados, o ganhador leva todos os delegados —99 na Flórida e 66 no Ohio. Em caso de vitória do empresário, os dois rivais ficariam sem fôlego para seguir na campanha.

Jonathan Drake - 9.mar.2016/Reuters
O candidato presidencial Donald Trump discursa em comício em Fayetteville, na Carolina do Norte
O candidato presidencial Donald Trump discursa em comício em Fayetteville, na Carolina do Norte

Nas três últimas pesquisas feitas na Flórida, Trump aparece à frente de Rubio, que é senador pelo Estado. O estudo do jornal "Washington Post" e do canal Univision é o único em que os dois aparecem tecnicamente empatados.

O levantamento, feito entre 2 e 5 de março, mostra o empresário com 38% dos votos, contra 31% do parlamentar. A diferença entre os dois está dentro da margem de erro, de 5,5 pontos percentuais para mais ou menos.

Trump lidera com 43% dos votos na pesquisa da Fox News e 35,6% na da Universidade Suffolk. Nelas, Rubio aparece com mais de sete pontos de distância, empatado dentro da margem de erro com o ultraconservador Ted Cruz.

Nas pesquisas feitas em Ohio, todas apresentam empate técnico entre Trump e o liberal John Kasich, que governa o Estado. Kasich, porém, só lidera na da Fox News (34% a 29%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais).

Nas outras duas, a vantagem de Trump é de seis pontos —38% a 32% no levantamento da Universidade Quinnipiac e 41% a 35% na da CNN. As margens de erro são de 3,7 pontos e 5 pontos, respectivamente.

No entanto, a pequena diferença de votos entre os candidatos e as grandes margens das pesquisas deixam a situação mais imprevisível. A credibilidade dos estudos também é questionada depois de recentes erros.

Na semana passada, as pesquisas apontavam vantagem de 20 pontos da ex-secretária de Estado Hillary Clinton para o senador Bernie Sanders em Michigan. Sanders venceu as primárias com uma diferença de dois pontos percentuais.

NACIONAL

A incerteza das pesquisas também paira o cenário nacional republicano. Os quatro concorrentes estão tecnicamente empatados no estudo feito pela emissora NBC e o jornal "Wall Street Journal", divulgado nesta quinta.

Trump lidera, com 30% dos votos, seguido por Ted Cruz (27%), John Kasich (22%) e Marco Rubio (20%). O instituto consultou 397 pessoas, mas a margem de erro de 4,9 pontos percentuais embola a disputa.

Além de Flórida e Ohio, haverá prévias republicanas em Missouri, Illinois, Carolina do Norte e no território das ilhas Marianas do Norte, no oceano Pacífico. No sábado (12), é a vez do Distrito de Colúmbia escolher seu candidato.

Os democratas também votarão nos cinco Estados no dia 15. Já as ilhas Marianas do Norte escolherão no sábado (12) entre Hillary Clinton e Bernie Sanders, enquanto o Distrito de Colúmbia será o último, em 14 de junho.


Endereço da página:

Links no texto: