Folha de S. Paulo


Hillary vence prévia no Mississippi; Sanders surpreende no Michigan

Confirmando o apoio entre o eleitorado negro no Sul dos Estados Unidos, a presidenciável democrata Hillary Clinton derrotou o senador Bernie Sanders na prévia do Mississippi nesta terça-feira (8).

No Michigan, em uma disputa surpreendente, o senador Bernie Sanders superou Hillary por pequena margem.

De acordo com as projeções das redes de TV, Sanders venceu no Estado por uma diferença de um ponto percentual, derrubando as pesquisas que há uma semana davam a vitória a Clinton por 20 pontos.

Ainda não é possível, no entanto, saber quantos dos 36 delegados de Mississippi e dos 130 de Michigan ficaram com cada um dos candidatos.

Até as prévias de terça-feira (8), ela tinha 1.155 e ele, 502. São necessários 2.382 para vencer a candidatura democrata. Os delegados são representantes que elegerão o candidato do partido na convenção nacional de julho.

Já mirando o potencial adversário republicano Donald Trump, Hillary Clinton disse que é preciso "construir em cima do que faz a América grandiosa, nossa energia e otimismo, nossa receptividade e criatividade".

A plataforma básica de campanha de Bernie Sanders se encaixa ao perfil do eleitorado do Estado do Centro-Oeste: de maioria branca, de classe média e liberal.

A mensagem de combate à desigualdade econômica faz sentido na região, que sofre com a falta de empregos para superar a crise de 2008.

Além disso, Michigan sedia diversas faculdades, e o senador se notabilizou pela proposta de tornar o ensino superior público gratuito, diante de dívidas estudantis crescentes.

Hillary Clinton fez frente ao apelo do oponente com um plano para recuperar a indústria manufatureira e a promessa de cobrar taxas de empresas que decidirem se transferir para outros países.

Além disso, ela respondeu de forma ágil à crise na cidade de Flint, onde a contaminação da água da torneira causou não apenas doenças como também pressão política para a renúncia do governador republicano.

Prévia da Eleição nos EUA

A pré-candidata visitou a cidade algumas vezes, endossou uma campanha para arrecadação de fundos e obteve o apoio da prefeita.

Os dois pré-candidatos já trabalham pela rodada de prévias no dia 15, quando cinco Estados entre eles Flórida (214 delegados) e Ohio (143) vão às urnas.

"Eu sou uma das poucas pessoas que acha que é bom para Hillary que Bernie Sanders permaneça na disputa", disse Jeanne Zaino, professora de ciência política.

Do contrário, afirmou a analista antes de saírem os resultados de terça, a cobertura jornalística ficaria concentrada na corrida republicana ou em aspectos ruins para Hillary, como sua atuação como secretária de Estado, quando um embaixador americano morreu na Líbia e ela usou uma conta de e-mail pessoal a trabalho.

Disputa pela Casa Branca


Endereço da página:

Links no texto: