Folha de S. Paulo


Adolescente alemã de 15 anos torna-se mártir de extremistas

Uma adolescente de 15 anos, com aparência de estudante comum, tornou-se o centro das discussões sobre a ameaça terrorista na Alemanha e ao mesmo tempo uma espécie de mártir dos extremistas islâmicos no país.

Safia S., como vem sendo identificada pela imprensa alemã, está presa à espera de julgamento desde o dia 26 de fevereiro, quando esfaqueou no pescoço um policial na estação central de Hannover, 250 km a oeste de Berlim. O oficial sobreviveu após uma cirurgia, e Safia foi detida.

Ronny Hartmann/AFP
Pedestres caminham em frente à estação central de Hannover, na Alemanha, em março de 2015
Pedestres caminham em frente à estação central de Hannover, na Alemanha, em março de 2015

O crime poderia passar despercebido não fosse a história da jovem. Alemã de origem marroquina e tida como boa aluna, Safia era conhecida em Hannover dentro dos círculos de salafistas, corrente que defende o retorno às origens do islã.

Seu "tutor" era um pregador radical, Pierre Vogel, cujos discursos estão disponíveis no YouTube. A menina aparece ao lado de Vogel em vários vídeos; num deles, então com sete anos, recita de cor trechos do Alcorão, livro sagrado do islamismo.

A mesquita em que Vogel faz suas pregações está desde 2013 sob vigilância das autoridades de Hannover, depois que cerca de 20 salafistas da região viajaram à Síria para lutar contra o ditador Bashar al-Assad. Em janeiro deste ano, Safia foi a Istambul.

Sua mãe foi atrás dela, a encontrou e a trouxe de volta à Alemanha: "Quando ela foi para a Turquia, pensei na hora que ela quisesse seguir para a Síria e se juntar ao Estado Islâmico", disse à ocasião. "Minha filha não é terrorista."

A motivação do crime ainda não é clara. O policial a abordou pedindo seus documentos. Ela apresentou sua identificação e, da manga da blusa, tirou a faca usada para atacar o agente. Outra faca maior foi encontrada com Safia.

Divulgação
Estudante foi detida pela polícia após esfaquear policial em estação de trem na Alemanha
Estudante foi detida pela polícia após esfaquear policial em estação de trem na Alemanha

Ato terrorista ou não, analistas de segurança da Alemanha veem o caso como um novo tipo de ameaça no país, cuja polícia está acostumada a desmontar células organizadas, e não identificar "lobos solitários".

Por outro lado, sites de muçulmanos radicais têm usado a figura da garota para inflamar seu discurso: "Vejam a pequena Safia. Muçulmana detida. Por isso a Ummah [comunidade islâmica no mundo] precisa de todos."


Endereço da página:

Links no texto: