Folha de S. Paulo


Vaticano elogia Oscar para 'Spotlight', filme sobre abusos sexuais na igreja

Assista ao trailer

Nesta segunda-feira (29), o jornal do Vaticano elogiou o filme "Spotlight: Segredos Revelados", que venceu o Oscar de melhor filme, por dar voz à dor de vítimas de abuso sexual por clérigos.

O longa conta como o jornal "The Boston Globe" revelou como a arquidiocese da cidade americana escondia um grande escândalo de abusos de crianças. Segundo o "Observatório Romano", a obra não traz uma posição hostil à Igreja e dá "voz para a chocante e profunda dor daqueles que foram confrontados com o descobrimento de uma realidade horrível", disse a colunista Lucetta Scaraffia. "Agora ficou claro que, dentro da Igreja, muitos estavam preocupados com a imagem da instituição, e não com a gravidade dos atos."

Mario Anzuoni/Reuters
Producer Michael Sugar accepts the Oscar for Best Picture for his film
O produtor de 'Spotlight', Michael Sugar, durante discurso de agradecimento após o filme vencer o Oscar

Durante o discurso de agradecimento no Oscar, neste domingo (28), Michael Sugar, produtor do filme, disse que esperava que as vítimas retratadas "se tornassem um coro que vá ressonar até o Vaticano" e pediu ao papa Francisco para que protegesse as crianças.

O artigo de Scaraffia diz que os comentários de Sugar são "positivos" e que eles mostram que "ainda há fé na instituição". "Há a esperança de que o papa continue a promover as mudanças que haviam começado com seu predecessor, quando ainda era um cardeal."

Desde 2002, quando o "Boston Globe" começou a revelar que padres que cometiam abusos eram transferidos de uma paróquia para outra em vez de serem excomungados, escândalos similares têm sido descobertos em todo o mundo.


Endereço da página:

Links no texto: