Folha de S. Paulo


Apple desenvolve iPhone "inviolável", diz jornal

A Apple já trabalha para desenvolver novas medidas de segurança para o iPhone que impediriam o acesso forçado ao aparelho que o governo americano vem tentando conseguir pela via judicial, informou o jornal "The New York Times".

A empresa está em guerra judicial e de opinião pública contra o governo Barack Obama, que tenta obrigar a Apple a criar uma ferramenta específica que burle o bloqueio do iPhone 5C usado pelo terrorista Syed Rizwan Farook, envolvido na morte de 14 pessoas no ataque a San Bernardino, na Califórnia, em dezembro.

AFP / Mark Ralston
Manifestante mostra iPad com frase
Manifestante mostra iPad com frase "não transforme nossos telefones em drones do FBI"

A ideia do FBI (polícia federal americana) é que a Apple crie uma forma de driblar o sistema que apaga as informações do telefone após dez tentativas consecutivas de digitar senhas erradas.

Se conseguir desenvolver um sistema que resista a esse tipo de drible, a Apple criaria mais um obstáculo técnico às autoridades policiais e ainda exigiria uma nova batalha judicial caso o governo queira ter acesso a esse novo sistema para o telefone, diz o jornal.

A Apple argumenta que criar essa ferramenta que drible o sistema do celular, mesmo que para uso em um aparelho específico, reduziria a privacidade dos usuários e abriria um precedente perigoso. Já o governo americano diz que a ferramenta seria usada apenas neste caso e que poderia ser destruída logo depois.


Endereço da página:

Links no texto: