Folha de S. Paulo


Assad diz a Putin que Síria 'está pronta' para respeitar cessar-fogo

Em conversa por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o ditador da Síria, Bashar al-Assad, assegurou que "está pronto" para respeitar a proposta de cessar-fogo entre o regime e a oposição feita pela Rússia e pelos EUA, informou nesta quarta-feira (24) o Kremlin.

Assad "confirmou que o governo sírio está disposto a contribuir para a implementação do cessar-fogo", diz o comunicado divulgado pelo governo russo.

O ditador sírio disse que essa trégua, cujo início está previsto para a meia-noite da sexta-feira no horário de Damasco (19h de Brasília) é "um passo importante na busca de uma solução política para o conflito", segundo o Kremlin.

Dai Tianfang - 23.fev.2016/Xinhua
 febrero 23, 2016 (Xinhua) -- (De izq. a der.) El primer ministro de Rusia, Dmitry Medvedev, el presidente de Rusia, Vladimir Putin, y el ministro de Defensa de Rusia, Sergei Shoigu, observan a la guardia de honor durante una ceremonia de colocación de una ofrenda floral en Moscú, Rusia, el 23 de febrero de 2016. Algunos funcionarios del gobierno ruso asistieron a la ceremonia de colocación de ofrenda floral en la Tumba del Soldado Desconocido con la flama eterna para conmemorar el Día del Defensor de la Patria el martes. (Xinhua/Dai Tianfang) (rtg)
Vladimir Putin assiste à parada do Dia do Defensor da Pátria, em Moscou, nesta terça

O comunicado ressalta, porém, que os dois dirigentes ressaltaram "a importância de uma luta intransigente contra o Estado Islâmico, a Frente Al-Nusra e outros grupos terroristas ligados a estes".

O Ministério das Relações Exteriores sírio havia dito na terça-feira à AFP que o regime aceitou a trégua, mas continuaria suas "operações militares para combater o terrorismo Dáesh (sigla árabe EI), Frente Al Nosra e outros grupos considerados terroristas pela ONU".

O Ministério das Relações Exteriores da Síria já havia afirmado na terça-feira que o regime sírio aceitava a trégua, mas prosseguiria com suas operações militares contra o EI, a Frente Al-Nusra e outros grupos associados e eles.

ARÁBIA SAUDITA

Putin telefonou nesta quarta ao rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, para dar detalhes das propostas do acordo de cessar-fogo na Síria assinado com os EUA.

Segundo o Kremlin, "o rei da Arábia Saudita saudou os acordos e expressou a sua disponibilidade para trabalhar em conjunto com a Rússia para que eles tenham efeito"


Endereço da página: