Folha de S. Paulo


Filha de líder chavista venezuelano se inscreve em universidade no Brasil

Filha de um dos líderes chavistas mais poderosos da Venezuela, a cantora pop Daniella Desiree Cabello Contreras está inscrita para cursar ciência política e sociologia na Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Segundo a universidade, ela foi selecionada como estudante estrangeira e deverá fazer a matrícula entre os dias 29 de fevereiro e 4 de março.

A matrícula pode ser feita por procuração, informou a Unila. Assim, Daniella poderia estar em Foz do Iguaçu só quando as aulas começarem, no dia 7 de março.

Metade das vagas de todos os cursos ofertados pela Unila é destinada a estrangeiros, mas há uma série de regras no critério de escolha.

A seleção é feita por uma banca nomeada para avaliar o currículo equivalente ao ensino médio de cada estudante em seu país de origem –não há vestibular nem prova escrita.

Reprodução
cantora Daniella Cabello Foto: Reproducao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
A cantora pop Daniella Cabello, filha do deputado chavista Diosdado Cabello

HOMEM DE CONFIANÇA

Daniela é filha de Diosdado Cabello, capitão do Exército e homem de confiança de Hugo Chávez, que presidiu a Venezuela de 1999 até sua morte, em 2013.

Cabello foi presidente da Assembleia Nacional até o mês passado. Ele foi reeleito deputado nas eleições parlamentares de dezembro passado, vencidas pela oposição.

Daniela já estudava ciência política na Universidade Central da Venezuela.

Na Unila, os estudantes estrangeiros têm direito a morar em alojamentos da própria instituição. Mas a universidade informou que Daniella não se encaixa no perfil de vulnerabilidade social.

LATINO-AMERICANOS

Segundo nota da Unila, o processo seletivo dos alunos estrangeiros foi aberto para todos os estudantes latino-americanos com nacionalidade legalmente comprovada em seu país. Os primeiros venezuelanos se integraram à universidade em 2012.

Neste ano, foram aprovados candidatos de 17 nacionalidades diferentes.

Além de sul-americanos, estarão na Unila em 2016 estudantes de países caribenhos, como República Dominicana, Panamá, Guatemala, Cuba e Costa Rica.

Inaugurada em 2010, a Unila foi a primeira universidade com aulas em espanhol e português. O ex-presidente Lula considerou a inauguração da universidade "um marco histórico para o país".

POP CHAVISTA

Das cinco músicas de mais sucesso que Daniella canta desde o início da sua carreira pop, em 2014, quatro louvam a ideologia governista.

"Invencível" e "Gotas de Chuva", por exemplo, são um puro culto à personalidade do "eterno comandante" Hugo Chávez. A única canção sem relação com o governo é uma versão de "Imagine", de John Lennon.


Endereço da página:

Links no texto: