Folha de S. Paulo


Em SP, patriarca ortodoxo manifesta preocupação com conflitos religiosos

No último dia de sua viagem ao Brasil, neste domingo (21), o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo, celebrou missa na catedral ortodoxa de São Paulo, onde voltou a manifestar preocupação sobre a população síria e os conflitos religiosos, destacou a Quaresma e a proteção aos povos cristãos.

"Não se alcança a paz duradoura à força. A paz duradoura sempre está ligada a Justiça", disse em suas declarações finais ao ressaltar o recente encontro que teve com o papa Francisco em Cuba.

Cirilo esteve com o papa Francisco, na última semana, em um acontecimento histórico desde o milenar cisma do Cristianismo entre Oriente e Ocidente. No encontro, os dois assinaram uma declaração conjunta sobre unidade religiosa em países como Síria, Iraque e Ucrânia e instando a Europa a manter lealdade a suas raízes cristãs.

Zanone Fraissat/Folhapress
O patriarca ortodoxo russo Cirilo celebra missa na Catedral Ortodoxa de Sao Paulo.(foto: Zanone Fraissat/FOLHAPRESS, COTIDIANO)***EXCLUSIVO***
O patriarca ortodoxo russo Cirilo celebra missa na Catedral Ortodoxa de São Paulo

Na capital paulista, o patriarca disse que o Brasil pode construir uma sociedade próspera e justa, desde que "guarde Cristo no coração".

"Se vocês juntarem o poder da educação e da ciência com oração e fé, então conseguirão todos os objetivos. Vão vencer a pobreza, elevar o padrão de vida do seu povo."

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o arcebispo da cidade, dom Odilo Scherer, assistiram à cerimônia.

O retorno de Cirilo a Moscou está marcado para esta noite.

Sua visita ao Brasil começou na sexta-feira (19) em Brasília, em reunião com a presidente Dilma Rousseff.

No Palácio da Alvorada, o chefe religioso também demonstrou preocupação com a situação do Oriente Médio e defendeu missões humanitárias nas áreas de conflitos religiosos.

William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress
21.02.2016 - O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer (E) e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad durante celebração do Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia durante celebração em sua homenagem na Catedral Metropolitana Ortodoxa no bairro da Vila Mariana neste domingo, 21. (Foto: William Volcov/Brazil Photo Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, e o prefeito, Fernando Haddad, na celebração

No sábado, visitou a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, pedindo a união de católicos e ortodoxos, independentemente de sua fé, para "lutarem juntos para acabar com a perseguição aos cristãos e com a descristianização da civilização humana no século 21".

Antes de chegar ao Brasil, Cirilo visitou México, Paraguai, Antártida e Cuba. Desde 2009 à frente da Igreja Ortodoxa, o patriarca é considerado aliado do presidente Vladimir Putin.


Endereço da página: