Folha de S. Paulo


Fidel recebe patriarca Cirilo e agradece por ponte com Moscou

O ex-ditador cubano Fidel Castro agradeceu ao patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo, por sua contribuição à amizade entre Havana e Moscou durante encontro com o religioso, informou neste domingo o jornal "Juventud Rebelde".

"Fidel levou palavras de reconhecimento ao Santíssimo patriarca Cirilo por sua importante contribuição para o fortalecimento da amizade entre os povos russo e cubano e para a difusão dos valores que os unem", disse uma breve resenha do jornal, acompanhada de seis fotos das duas personalidades.

Juventud Rebelde/Alex Castro-13.fev.16/Efe
O patriarca Cirilo (à esq.), chefe da Igreja Ortodoxa Russa, brinda com o ex-ditador Fidel Castro (à dir.) em Havana
Acompanhado de tradutores, o patriarca Cirilo (à esq.), chefe da Igreja Ortodoxa Russa, brinda com o ex-ditador Fidel Castro (à dir.) em Havana

O patriarca partiu de Cuba às 13h20 locais (16h20, horário de Brasília) rumo ao Paraguai, próxima parada de sua viagem latino-americana. Depois, Cirilo seguirá para o Brasil, onde permanece até o fim de semana.

O ditador de Cuba, Raúl Castro, despediu-se do líder religioso no aeroporto.

Em visita oficial a Cuba desde quinta-feira (11), Cirilo participou, na sexta, de uma histórica reunião com o papa Francisco no aeroporto de Havana, na qual deixaram para trás quase mil anos de discórdias eclesiásticas e emitiram uma declaração ecumênica contra a guerra e contra o terrorismo, e a favor da paz e da família.

Afastado do poder desde 2006 por motivos de saúde, Fidel recebeu Cirilo na tarde de sábado (13) em sua residência em Havana. No encontro, os dois "dialogaram sobre temas de interesse vinculados à causa dos pobres, à luta contra a discriminação, pela preservação da paz e pela sobrevivência humana".

O cubano completará 90 anos no próximo dia 13 de agosto. Nas fotos, ele e Cirilo aparecem acompanhados da mulher de Fidel, Dalia Soto del Valle, e dos tradutores na sala da residência. É nesse local que Fidel recebe, com frequência, visitas internacionais.

Ambos já se conheciam das viagens anteriores de Cirilo a Cuba, em 1995, 2004 e 2008, quando ainda não era o primaz da Igreja Ortodoxa Russa.


Endereço da página:

Links no texto: