Folha de S. Paulo


Mundo entrou em uma nova Guerra fria, diz primeiro-ministro russo

Yekaterina Shtukina/AFP
O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, durante encontro na Turquia; ele afirmou que há uma nova Guerra Fria
O primeiro-ministro russo, Dimitri Medvedev, durante encontro; ele afirmou que há uma nova Guerra Fria

O primeiro-ministro da Rússia, Dimitri Medvedev, afirmou nesta sábado (13) que a relação entre russos e ocidente havia entrado em uma "nova Guerra Fria".

"Caímos em um novo período de Guerra Fria", declarou o líder russo durante a Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

Ele afirmou ainda que a Rússia é acusada frequentemente pelas potências ocidentais de ameaçar a segurança mundial.

"Quase todos os dias somos acusados de proferir novas e horríveis ameaças contra a Otan, a Europa, os EUA ou outros países", afirmou Medvedev.

A Rússia vem aumentando o papel em conflitos internacionais, como na Síria e Ucrânia, por exemplo, levando a um aumento na tensão entre o país e as potências ocidentais, como os EUA.

"Os políticos europeus acreditam que criar um suposto 'cinturão de amigos' nas fronteiras da União Europeia era uma garantia de segurança. Qual é o resultado? Não um cinturão de amigos, mas um cinturão de exclusão", disse.

"Criar confiança é difícil, mas devemos começar. Nossas posições são diferentes, mas nem tanto como há 40 anos atrás, quando havia um muro na Europa", concluiu Medvedev.

As potências internacionais estão reunidas em Munique para, dentre outras pautas, conseguir uma resolução para o conflito na Síria.

O conflito já deixou quase 500 mil mortos em cinco anos, segundo estimativa recente.


Endereço da página:

Links no texto: