Folha de S. Paulo


Governo dos EUA processa Ferguson, onde negro Michael Brown foi morto

O governo federal dos EUA processou a cidade de Ferguson nesta quarta-feira (10), um dia depois que o conselho da cidade votou pela revisão de um acordo que visa melhorar a forma como a polícia e os tribunais tratam as pessoas pobres e as minorias no subúrbio de St. Louis.

A ação de direitos civis lançada pelo Departamento de Justiça alegou que Ferguson viola rotineiramente os direitos de residentes e aplica mal a lei para gerar receitas, prática que o governo federal diz ser recorrente.

Ferguson tem estado sob vigilância do Departamento de Justiça há 18 meses, desde que Michael Brown, um negro desarmado de 18 anos, foi morto a tiros pelo policial branco Darren Wilson.

Um grande júri e o Departamento de Justiça se recusaram a processar Wilson, que renunciou a sua função na polícia em novembro de 2014.

Após a morte de Brown e de outros negros por policiais brancos, o tratamento da polícia aos negros tornou-se um grande problema nos EUA.

A secretária de Justiça dos EUA, Loretta Lynch, disse que a decisão de Ferguson de rejeitar o acordo deixou como única opção ao Departamento de Justiça o processo contra a cidade.

Os moradores de Ferguson esperam há quase um ano que a cidade adote um acordo que proteja os seus direitos e os mantenha seguros.

"Eles esperaram décadas pela justiça. Não devem ser forçados a esperar ainda mais", disse Lynch.

Jeff Small, porta-voz de Ferguson, se recusou a fazer comentários.

Adrees Latif - 20.ago.2014/Reuters
A man is doused with milk and sprayed with mist after being hit by an eye irritant from security forces trying to disperse demonstrators protesting against the shooting of unarmed black teen Michael Brown in Ferguson, Missouri, in this August 20, 2014 file photo. The U.S. Justice Department said on February 10, 2016 that it had filed a civil rights lawsuit against Ferguson, Missouri, to enforce a police and court reform plan after the city said it wanted to amend some aspects of a consent decree it reached with the federal agency. REUTERS/Adrees Latif/Files ORG XMIT: WAS103
Homem passa leite no rosto após ter sido atingido por gás lacrimogêneo em Ferguson, em 2014

Endereço da página: