Folha de S. Paulo


Presidente colombiano diz que acordo de paz com Farc irá a referendo

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta segunda-feira (8) que, embora as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) se oponham, submeterá a plebiscito o acordo final de paz com a guerrilha.

Ambas as partes se comprometeram a assinar o acordo até o próximo dia 23 de março.

"O que for assinado em Havana eu submeterei a referendo, gostem ou não as Farc", escreveu o presidente em sua conta no Twitter.

Horas antes, em Cuba, onde acontecem as negociações entre o governo colombiano e as Farc, o principal negociador da guerrilha, Ivan Márquez, havia rejeitado essa forma de decisão sobre o pacto final.

Adalberto Roque/AFP
The head of FARC leftist guerrillas delegation to the peace talks with the Colombian government, Ivan Marquez (C)at Convention Palace in Havana, on February 8, 2016. Next to him Commanders Rodrigo Granda (L) and Pablo Catatumbo (R). AFP PHOTO/ADALBERTO ROQUE ORG XMIT: HAV06
O chefe de negociações das Farc, Ivan Márquez (centro), em Havana (Cuba)

A organização comunista, que enfrenta o Estado desde 1964, reiterou –como tem feito desde o início das negociações, há mais de três anos– sua oposição a um referendo, mecanismo de consulta popular para aprovar ou rejeitar uma proposta.

"Não aceitamos a aplicação do referendo (...), porque esse pacto, que trará a paz à Colômbia e está sendo construído com tanto cuidado e sacrifício, não pode ser posto em perigo por leviandade política", disse Márquez a jornalistas nesta segunda.

As Farc, que têm cerca de 7.000 combatentes, segundo números oficiais, têm insistido desde sempre em aprovar o acordo final através de uma assembleia constituinte, que possa garantir "segurança jurídica e pessoal" a seus membros e a todos os atores do conflito armado, que já dura mais de meio século.

Santos, que se opõe a uma assembleia constituinte, tem reiterado em diversas ocasiões que o povo colombiano terá a chance de dizer " gosto ou não gosto" do acordo de paz.

Leonardo Munõz/Efe
BOG201. BOGOTÁ (COLOMBIA), 08/02/2016.- El el coordinador residente de las Naciones Unidas en Colombia, Fabrizio Hochschild, habla durante la instalación del foro
O coordenador da ONU na Colômbia, Fabrizio Hochschild, no forum "Fim do Conflito"

De acordo com o roteiro de negociações entre o governo e as Farc, o mecanismo de decisão sobre o acordo final deve ser aceito pelas duas partes e é um dos últimos pontos a serem definidos.

O conflito colombiano já deixou cerca de 220 mil mortos e deslocou mais de seis milhões de pessoas


Endereço da página: