Folha de S. Paulo


Rússia exorta Coreia do Norte a desistir de lançamento de foguete

A Rússia exortou fortemente nesta quinta (4) a Coreia do Norte a desistir do lançamento de um foguete planejado para este mês, alegando que tais medidas podem aumentar ainda mais a tensão no nordeste da Ásia.

A mensagem da chancelaria russa foi pessoalmente transmitida pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Igor Morgulov para o embaixador da Coreia do Norte em Moscou.

Na última terça-feira (2), o regime de Pyongyang notificou agências da Organização das Nações Unidas (ONU) que planeja lançar um satélite em um foguete, talvez já no próximo dia 8. Para especialistas, a medida pode representar um avanço na tecnologia de mísseis de longo alcance na esteira do quarto teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, em 6 de janeiro.

Na quarta (3), o secretário de Defesa americano, Ash Carter, afirmou que os militares do país estão monitorando os programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte e que os norte-americanos ampliam constantemente as defesas contra um possível ataque de mísseis de Pyongyang.

Carter disse que os EUA estão prestes a aumentar de 30 para 44 o número de interceptadores terrestres de mísseis no Alasca e no Havaí, além de aprimorar sua qualidade, mas que por hora não há planos de expandir o uso do recurso.

Indagado se Washington pretende acrescentar outros interceptadores aos já planejados, Carter declarou aos repórteres: "No momento, não. Esse cálculo se mantém... o plano não mudou".

O Japão e a Coreia do Sul afirmaram que vão destruir qualquer parte do foguete que, eventualmente, caia em seus territórios.

As notícias sobre o lançamento atraíram novos clamores dos EUA por sanções mais rígidas da ONU que já estão em discussão em reação ao teste nuclear norte-coreano do mês passado.


Endereço da página:

Links no texto: