Folha de S. Paulo


Passado o pior da nevasca, Washington tem céu azul e ares de estação de esqui

O sol voltou a brilhar em Washington após uma das maiores tempestades dos últimos tempos, mas a enorme quantidade de neve acumulada nas ruas indica que a capital dos Estados Unidos ainda levará dias para voltar ao normal.

As escolas da região não reabrirão na segunda-feira (25) e o sistema de transporte público, parado desde o início da nevasca, na sexta (22), não tem previsão de retorno.

Com a cidade ainda coberta de neve e o céu limpo, a paisagem urbana ganhou ares de estação de esqui.

Trenós, esquis e snowboards saíram do armário, mas a maioria apelou para o improviso, deslizando na neve com boias, folhas de papelão, sacos plásticos e até bandejas.

No centro da capital, crianças e adultos disputavam um lugar na fila para escorregar no parque Rock Creek, um dos mais procurados.

"A neve faz todo mundo virar criança", disse a estudante de direito Monique, 22, depois de despencar na ribanceira gelada do parque sentada e em um saco de lixo.

A mudança radical no cenário quebrou o gelo entre os moradores e elevou o nível de cordialidade e simpatia. O dia foi de sorrisos gratuitos, estranhos trocavam experiências da nevasca –e volta e meia alguém soltava a onipresente exclamação: "Nunca vi coisa assim antes!".

Passados o pior e o melhor da tempestade, as autoridades agora calculam os prejuízos e se preparam para alguns outros dias de semi-paralização.

Os aeroportos da região permaneceram fechados neste domingo (24) e os vôos devem ser retomados na manhã de segunda. Algumas repartições públicas da capital só voltarão a ter expediente normal a partir de quarta, e o Congresso cancelou todas as votações da semana.

"Estamos avaliando a situação, mas os efeitos da tempestade provavelmente serão sentidos durante dias", disse o porta-voz do departamento de trânsito de Washington, Dan Stessel. Mesmo que os serviços de ônibus e metrô voltem a funcionar na segunda, "não será normal", disse ele.

Nas ruas da capital, montanhas de neve resistiam à volta do sol, enquanto moradores munidos de pás andavam pela cidade, limpando as calçadas e prestando ajuda.

Filas inteiras de carros estacionados desaparecem sob a neve, antecipando problemas para seus donos. "Sou de Boston, estou acostumada a nevascas", disse Pamela, limpando a neve em volta de seu carro. "Se deixar a neve virar gelo, fica muito mais difícil".

O pior parece ter passado, mas a orientação das autoridades aos moradores neste domingo continuava sendo para que se evitasse sair de casa, especialmente de carro. A polícia alertou que iria multar e guinchar "agressivamente" os veículos que estiverem obstruindo ruas.

"Precisamos trazer Washington de volta", disse a prefeita da capital, Muriel Bowser, em comunicado à população. "Acima de tudo, vocês devem deixar não só seus veículos fora das ruas. Vocês também devem sair das ruas".

Neve em Nova York


Endereço da página:

Links no texto: