Folha de S. Paulo


Portugueses começam votação para escolher novo presidente do país

As seções eleitorais Em Portugal foram abertas às 8h locais (6h em Brasília) deste domingo (23) para o pleito que determinará o próximo presidente da República do país.

Mais de 9,7 milhões de portugueses foram convocados às urnas para escolher um dos dez candidatos a suceder o conservador Aníbal Cavaco Silva, um número recorde em 40 anos de democracia no país.

Jose Sena Goulao/Efe
O favorito à presidência de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza
O favorito à presidência de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza

As pesquisas indicam vitória já no primeiro turno de Marcelo Rebelo de Sousa, do Partido Social Democrata (PSD), o mesmo de Cavaco Silva. Seus principais rivais são ligados ao Partido Socialista, do atual primeiro-ministro, António Costa: António Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, e Maria de Belém, ex-ministra da Saúde.

Caso nenhum dos candidatos supere a barreira de 50% dos votos, os as eleições irão para o segundo turno, marcado para o próximo dia 14 de fevereiro. No último pleito, realizado em 2011 e marcado pela abstenção recorde, Cavaco Silva conseguiu a reeleição com mais de 53% dos votos.

ELEIÇÕES EM PORTUGAL - País vota para presidente neste domingo, 24

As urnas fecham às 19h locais na região continental de Portugal e na Ilha da Madeira. Devido ao fuso horário, elas permanecerão abertas por mais uma hora no Arquipélago dos Açores.


Endereço da página:

Links no texto: