Folha de S. Paulo


Primeira escala da campanha, Iowa será palco de dois duelos

Dois duelos estarão no centro das atenções na primeira prévia da eleição presidencial nos EUA, no Estado de Iowa, em 1 de fevereiro. De um lado, os republicanos Donald Trump e Ted Cruz. De outro, os democratas Hillary Clinton e Bernie Sanders.

Após liderar durante meses a disputa entre os republicanos, o bilionário Trump viu uma ameaça na ascensão nas pesquisas de Ted Cruz, senador em primeiro mandato pelo Texas. Começou com a suspeita levantada por Trump de que Cruz não poderia ser presidente por ter nascido no Canadá, e continuou com ataques mútuos diários.

Iowa será o primeiro tira-teima para saber se a candidatura de Trump tem fôlego ou é um factóide, como afirmam muitos analistas. O magnata larga com vantagem: lidera as pesquisas no Estado, com 37% da preferência, seguido de Cruz, 26%.

Habituado ao mundo dos negócios e das celebridades, Trump surpreendeu pela capacidade de ditar o tom da campanha. "Continuo achando-o um candidato ridículo, mas ele se tornou melhor político", disse à CNN Frank Bruni, do "New York Times".

No lado democrata, a ascensão do senador Bernie Sanders ameaça o favoritismo de Hillary e mostra um racha de gerações no partido. Empurrado pelo público jovem, Sanders lidera as pesquisas para as duas primeiras prévias, Iowa e New Hampshire, embora 70% esperem que ela prevaleça.


Endereço da página:

Links no texto: