Folha de S. Paulo


Pelo menos 30 pessoas morrem em nevasca na costa leste do EUA

Neve em Nova York

Pelo menos 30 pessoas morreram —entre quarta-feira (20) e domingo (24)— em eventos relacionados com a forte tempestade de neve e vento que atinge a região leste dos Estados Unidos e que obrigou a declaração do estado de emergência em nove estados.

Segundo informações da agência de notícias Associated Press, as mortes foram registradas nos Estados da Carolina do Norte (6), Virgínia (5), Nova York (4), Carolina do Sul (3), Tennessee (2), Kentucky (2), Maryland (2), Nova Jersey (2), Ohio (1), Delaware (1), Pensilvânia (1) e no Distrito de Columbia (1), onde fica a capital, Washington. Na maioria desses casos, motoristas perderam o controle de seus veículos por causa do gelo na pista e dos fortes ventos.

Duas pessoas morreram por hipotermia na Virgínia. Na Carolina do Norte, uma das vítimas foi uma criança de quatro anos, que morreu na sexta (22) quando a caminhonete em que sua família trafegava girou na pista e colidiu com um guincho que rebocava um carro que tinha deslizado para fora da estrada horas antes.

Em Maryland, um homem de 60 anos morreu devido a um aparente ataque cardíaco enquanto removia neve com uma pá. O mesmo ocorreu com um homem de 82 anos em Washington. Na mesma situação, morreram três pessoas na cidade de Nova York —uma no bairro do Queens e duas em Staten Island.

Os estados de Carolina do Norte, Virgínia, Maryland, Delaware, Pensilvânia, Kentucky, Virgínia Ocidental, Nova Jersey, Tennessee e Nova York –assim como o Distrito de Columbia–, declararam estado de emergência durante o fim de semana.

Além disso, 114 mil casas ficaram sem fornecimento de energia na Carolina do Norte, informou a companhia Duke Energy. Os cortes no serviço também se estenderam para estados vizinhos como Carolina do Sul, Kentucky, Tennessee, Virgínia e Virgínia Ocidental.

"O que mais surpreendeu, com a chegada da nevasca em Nova York, neste sábado (23), foi o silêncio", relata a correspondente da Folha naquela cidade.

De acordo com informações da agência AP, todos os shows da Broadway deste sábado foram cancelados devido à situação.

A tempestade fez com que o governador do estado de NY, Andrew Cuomo, anunciasse a proibição da circulação de veículos na cidade homônima.

Quanto ao tráfego aéreo, o site especializado "FlightAware" informou que 3.102 voos domésticos ou com origem e destino nos EUA foram cancelados ontem, além de 4.459 previstos para este sábado e 2.464 para amanhã.

Ainda segundo a AP, a aeronave que trazia o secretário de Defesa americano, Ashton Carter, de volta aos EUA após ele passar por Paris e Davos (Suíça) teve que mudar o plano de voo.

O avião, que deveria aterrissar na base aérea de Andrews, em Maryland, teve que ser desviado —desembarcou na cidade de Tampa, na Flórida.


Endereço da página:

Links no texto: