Folha de S. Paulo


Em tributo a terroristas de Paris, EI identifica dois como iraquianos

O Estado Islâmico publicou nesta quarta-feira (20) na internet uma foto como tributo aos terroristas muçulmanos que deixaram 130 mortos em Paris, incluindo fotos de dois homens desconhecidos identificados como iraquianos.

De acordo com o procurador federal belga, Thierry Werts, os investigadores "não conhecem todos eles", referindo-se a dois homens identificados pelos seus nomes de guerra: Ali Al-Iraqi e Ukashah Al-Iraqi. Em árabe, Al-Iraqi significa "o iraquiano".

Reuters
Em sua revista 'Dabiq', Estado Islâmico publica foto de nove terroristas dos ataques em Paris
Em sua revista 'Dabiq', Estado Islâmico publica foto de nove terroristas dos ataques em Paris

Os dois poderiam ser os homens-bomba que tentaram atacar o Stade de France. Eles estavam com passaportes sírios que, acreditam as autoridades, podem ter sido forjados. Por isso, eles não puderam ser identificados.

A divulgação da foto na "Dabiq", a revista de propaganda do EI, também mostra o suposto mentor dos atentados, Abdelhamid Abaaoud, e outros oito homens com uniformes de batalha.

O fugitivo suspeito Salah Abdeslam não está entre eles -uma omissão que, segundo o observador belga de atividades extremistas Pieter van Ostaeyen, disse que pode vir do desejo do EI de honrar apenas os terroristas que morreram no massacre de 13 de novembro e em episódios posteriores a ele.

Parte dos atentados de novembro foi planejada na Bélgica, onde moravam dois dos envolvidos nos ataques —Abdeslam e Abaaoud.


Endereço da página:

Links no texto: