Folha de S. Paulo


Atentado suicida contra posto de polícia deixa 11 mortos no Paquistão

Veja vídeo

Um homem-bomba montado em uma motocicleta se explodiu nesta terça-feira (19) próximo a um posto de controle policial em uma estrada nas redondezas da cidade de Peshawar, no nordeste do Paquistão, deixando ao menos 11 mortos e 21 feridos.

A explosão, reivindicada pelo grupo radical islâmico Taleban, ocorreu no momento em que um chefe de polícia chegou ao posto de controle. Um comandante local do Taleban, Maqbul Dawar, disse que o ataque foi uma resposta à ofensiva das forças de segurança contra os insurgentes.

Arshad Arbab/Efe
JMD02 JAMRUD (PAKISTÁN) 19/01/2016.- Dos miembros de los servicios de seguridad paquistaníes comprueban los daños materiales provocados por atentado con bomba contra un puesto de control de las Tropas Khasadar en un mercado en el área de Jamrud, en Peshawar, en el noroeste de Pakistán, el 19 de enero de 2016. Al menos ocho personas murieron, entre ellas cinco policías, y otras 25 resultaron heridas en el ataque. EFE/Arshad Arbab ORG XMIT: JMD02
Peritos examinam posto de controle atacado por homem-bomba no Paquistão

De acordo com um agente da polícia, Iqbal Khan, o atentado matou quatro policiais, dentre eles o comandante que era alvo do Taleban, e sete civis, incluindo duas crianças e um jornalista local.

Onde fica - Peshawar - Paquistão

A presença do Taleban no nordeste do Paquistão tem se reduzido desde o fim de 2014, quando as forças de segurança lançaram uma grande operação contra os radicais. Desde então, foram mortos cerca de 3.500 insurgentes e 500 policiais e soldados.

Apesar disso, o Taleban tem conseguido fazer grandes ataques. No mês passado, um atentado suicida contra um escritório do governo na cidade de Mardan matou mais de 20 pessoas. Em dezembro de 2014, radicais invadiram uma escola militar em Peshawar e mataram cerca de 150 pessoas, em sua maioria crianças.


Endereço da página:

Links no texto: