Folha de S. Paulo


Folga de Hillary despenca nas primárias dos EUA, diz pesquisa

No último mês, o pré-candidato democrata à Presidência dos EUA Bernie Sanders disparou nas intenções de voto e diminuiu de 20 para 7 pontos percentuais a vantagem da ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

O resultado foi aferido por pesquisa realizada pelo jornal "The New York Times" e pela rede CBS News e tornado público nesta terça-feira (12).

Entre os eleitores das primárias democratas, que começam daqui a três semanas, Hillary tem 48% e Sanders, 41%. A diferença vem caindo. Um mês atrás, ela tinha 52% e ele, 32%. Em setembro, ela tinha 58% e ele, 28%

Kevin Lamarque - 17.dez.2015/Reuters
O pré-candidato democrata Bernie Sanders, que cresce e se aproxima de Hillary Clinton nas pesquisas
O pré-candidato democrata Bernie Sanders, que cresce e se aproxima de Hillary Clinton nas pesquisas

Isolando-se eleitores com menos de 45 anos de idade, Sanders leva vantagem de cerca de 2 para 1 ante Hillary no atual cenário.

Mesmo assim, 72% do eleitorado democrata acredita que a ex-secretária de Estado será escolhida; 17% apostam que o senador por Vermont conquistará a nomeação.

REPUBLICANOS

Desde o início da corrida eleitoral, houve uma inversão –o Partido Republicano, com número recorde de pré-candidatos, inicialmente tinha o cenário mais indefinido, mas agora parece consolidar o empresário Donald Trump como favorito.

Ele oscilou um ponto percentual para cima desde dezembro e atingiu 36%, o maior índice desde agosto, quando registrou 24%.

Trump lidera com folga, apesar da ascensão do senador Ted Cruz (Texas), que saiu de 6% para 19%, no mesmo período. Atrás dele, vem o senador Marco Rubio (Flórida), que também tinha 6% em agosto, mas ficou com 12% em janeiro.

Dos eleitores republicanos, 53% acreditam que Trump obterá a nomeação.


Endereço da página: