Folha de S. Paulo


Conselho de Segurança da ONU discute suposto teste nuclear norte-coreano

O Conselho de Segurança (CS) da ONU pretende se reunir nesta quarta-feira (6) para discutir a recente alegação do regime norte-coreano sobre a realização de um teste com bomba de hidrogênio.

O encontro, durante a qual acontecerão consultas a portas fechadas entre os 15 membros do CS, foi solicitada por EUA e Japão, afirmou em comunicado a porta-voz da missão americana na ONU, Hagar Chemali.

Jewel Samad-20.jul.2015/AFP
United Nations Security Council members vote on the Iran resolution at the UN headquarters in New York on July 20, 2015. The UN Security Council on Monday unanimously adopted a resolution that will clear a path for international sanctions crippling Iran's economy to be lifted. Representatives of all 15 countries on the council voted by raising their hands.
Foto de arquivo mostra membros do Conselho de Segurança da ONU em reunião em Nova York

"Embora não possamos confirmar neste momento que um teste foi realizado, nós condenamos qualquer violação de resoluções do CS e novamente pedimos à Coreia do Norte que respeite suas obrigações e compromissos internacionais", disse Chemali.

Segundo diplomatas disseram à agência de notícias Reuters, o encontro deve começar às 14h de Brasília (11h em Nova York, onde a reunião ocorrerá).

A Coreia do Norte é alvo de sanções do CS desde que realizou seu primeiro teste nuclear, em 2006.

A Coreia do Norte anunciou mais cedo nesta quarta ter realizado seu primeiro teste "com sucesso" de uma bomba de hidrogênio, com potencial destrutivo muito maior que uma bomba atômica tradicional.

Pouco antes do anúncio, serviços geológicos internacionais registraram tremor de magnitude 5,1 próximo a instalações nucleares do país, levantando suspeitas da realização de um novo teste atômico pelo governo de Pyongyang.

No início de dezembro, o governo de Pyongyang indicou que o país estava em fase avançada de desenvolvimento da bomba de hidrogênio, o que gerou ceticismo em adversários como os EUA e a Coreia do Sul.

Jung Yeon-Je/AFP
Homem acompanha em TV de estação de trem em Seul o anuncio de teste com bomba de hidrogênio da Coreia do Norte
Homem acompanha em estação de trem em Seul o anúncio de teste com bomba H da Coreia do Norte

Endereço da página:

Links no texto: