Folha de S. Paulo


Nível dos rios sobe e leva a fechamento de estrada no Missouri, nos EUA

O nível dos rios continua a subir nesta quarta-feira (30) no Estado norte-americano do Missouri, onde as inundações levaram à remoção de centenas de pessoas e ao fechamento de uma grande rodovia interestadual, além de ameaçarem destruir dezenas de edificações.

Ao menos 13 pessoas morreram no Estado desde o fim de semana, quando uma tempestade de inverno desencadeou a pior enchente em duas décadas, disse o governador Jay Nixon. "Está muito claro que Missouri está no meio de uma inundação histórica e muito perigosa", disse Nixon nesta terça-feira (29).

Ao menos outras seis pessoas morreram no Tennessee e uma, no Arkansas.

Kate Munsch/Reuters
Estradas e casas são inundadas com a cheia do rio Mississipi e seus afluentes
Estradas e casas são inundadas com a cheia do rio Mississipi e seus afluentes

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, o nível do rio Mississipi deve chegar a 15,1 metros na sexta-feira (1º), igualando recorde de 1993. O nível do rio deve continuar a subir até sábado (2).

Na confluência dos rios Mississipi e Missouri, cerca de 32 quilômetros ao norte de St. Louis, os moradores das cidades de West Alton e Arnold foram orientados a deixar suas casas.

A Guarda Costeira dos EUA proibiu a navegação em um trecho de 8 km do rio Mississipi, perto de St. Louis, diante do mau tempo.

As cheias levaram ao fechamento de estradas, incluindo um trecho da Interstate 44, uma rodovia importante que liga o oeste do Texas a St. Louis.

Agentes federais monitoram 19 barreiras vulneráveis no rio e em seus afluentes e alertaram que centenas de casas podem ser inundadas.

A inundação paralisou os trabalhos da estação de tratamento de esgoto de St. Louis desde segunda-feira (28). A água suja tem ido direto para o rio Meramec, cujo nível sobe rapidamente.


Endereço da página: