Folha de S. Paulo


Ataques em Paris foram comandados da Bélgica em tempo real, diz jornal

Os atentados simultâneos de 13 de novembro em Paris, na França, foram coordenados em tempo real a partir da Bélgica, afirma nesta quarta-feira (30) o jornal francês "Le Monde". Ao menos 130 pessoas morreram.

O jornal diz ter tido acesso às investigações sobre os ataques, que incluem trocas de mensagens em um celular encontrado em um lixo perto do Bataclan, casa de shows parisiense e cenário do mais sangrento dos atentados.

Segundo o "Le Monde", um SMS com a frase "Partiram. Comecem" foi o que deu início a ação dos terroristas que invadiram a casa de espetáculos durante o show da banda de rock Eagles of Death Metal e abriram fogo contra os espectadores.

Às 21h42 do dia 13, quando a mensagem foi enviada, o remetente estava na Bélgica. Ela foi recebida pelos terroristas cerca de dois minutos após o carro estacionar nas redondezas.

A linha telefônica foi habilitada às 22h24 da noite anterior e desativada logo após a mensagem. Nesse entretempo, foram trocadas 25 mensagens com o aparelho encontrado.

A análise do celular mostrou também que no dia do ataque, a partir das 14h, foram feitas pesquisas de fotos e mapas detalhados do Bataclan, em seguida da programação da semana e logo depois da frase "Eagles of Death Metal + White Miles au Bataclan".

O jornal francês afirma ainda que um segundo número de telefone belga manteve contato com Abdelhamid Abaaoud, o suposto líder dos ataques em Paris. As ligações foram feitas a partir do mesmo lugar de onde a mensagem foi enviada ao aparelho encontrado no lixo.

Reuters
Foto sem data de Abdelhamid Abaaoud, que teria organizado os ataques a Paris em 13 de novembro
Foto sem data de Abdelhamid Abaaoud, que teria organizado os ataques a Paris em 13 de novembro

Abaaoud foi morto dias depois dos ataques em uma megaoperação da polícia em Saint Denis, ao norte de Paris.

O jornal diz ainda que a investigação aponta grande quantidade de comunicação entre os responsáveis pelas bombas no estádio Stade de France e nos restaurantes da capital francesa ao longo de todo o dia 13.

Segundo a publicação, três grupos diferentes foram comandados em tempo real a partir da Bélgica.

A relação dos atentados com a Bélgica já era conhecida. Abaaoud morava no país e ao menos nove suspeitos de relação com os ataques foram presos em solo belga.


Endereço da página:

Links no texto: