Folha de S. Paulo


Cristina Kirchner 'rouba' para si perfil da Casa Rosada em rede social

Reprodução/Twitter
https://twitter.com/CasaRosadaAR -- -twitter casa rosada 2003 - 2015
Página da Casa Rosada no Twitter já sem o símbolo de conta verificada

Um episódio insólito somou-se à série de polêmicas da sucessão presidencial na Argentina depois que Cristina Kirchner "roubou" para si a conta oficial da Casa Rosada no Twitter.

Entre quarta-feira e esta quinta (10), a página perdeu seu caráter oficial e manteve a foto de Cristina —ela deixou de ser presidente exatamente à meia-noite. O símbolo de "conta verificada", que o site coloca em perfis oficiais ou de celebridades para diferenciá-los de impostores, sumiu do endereço da conta.

Mauricio Macri foi empossado presidente argentino nesta quinta ao prestar juramento no Congresso Nacional. Durante as 12 horas entre o fim de um mandato e o início de outro, a chefia de Estado foi exercida, interinamente, pelo presidente do Senado, Federico Pinedo.

O nome da conta no Twitter também mudou, para Casa Rosada 2003-2015, referência aos mandatos cumpridos por Cristina e seu marido, Néstor Kirchner (1950-2010).

A página havia sido criada em 2010 e conta com mais de 300 mil seguidores.

O caso foi mais um em meio às divergências que envolveram o protocolo da sucessão. A própria Cristina Kirchner não compareceu à posse do sucessor na Casa Rosada —ela queria que a cerimônia de passagem de faixa ocorresse no Congresso, e não na sede presidencial, como tem sido a tradição.

Twitter da Casa Rosada zomba de Mauricio Macri

Ao longo desta quinta, foi postado na conta uma série de comentários ácidos em relação a Macri, insinuando um baixo comparecimento de populares a sua posse.

Cristina conta também com sua própria conta no Twitter. O endereço pessoal é muito mais popular que o da Casa Rosada, com mais de 4 milhões de seguidores.


Endereço da página:

Links no texto: