Folha de S. Paulo


Iraque apela à Otan para que Turquia retire suas tropas do país

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, pediu nesta terça-feira (8) à Otan (aliança militar ocidental) que "use a sua autoridade" para exortar a Turquia, que faz parte da aliança, a retirar imediatamente as suas tropas do norte do Iraque.

"A Otan deve usar a sua autoridade para exortar a Turquia a retirar-se imediatamente do território iraquiano", escreveu Abadi em um comunicado publicado após encerrado o prazo de 48 horas dado por Bagdá para a retirada das tropas.

Antes de emitir o comunicado, Abadi conversou por telefone com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg.

Khalil Dawood - 7.dez.2015/Xinhua
O chanceler do Iraque, Ibrahim al-Jaafari (dir.), com o colega alemão Frank-Walter Steinmeier, em Bagdá
O chanceler do Iraque, Ibrahim al-Jaafari (dir.), com o colega alemão Frank-Walter Steinmeier, em Bagdá

PETRÓLEO

Na segunda-feira (7), o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, disse que a maior parte do petróleo produzido no território em poder do Estado Islâmico no Iraque e na Síria estava sendo contrabandeado através da Turquia.

A Turquia tem repetidamente negado qualquer envolvimento do Estado no contrabando de petróleo de partes controladas pelo Estado Islâmico no Iraque e na Síria.

Em uma reunião com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, na segunda-feira, Abadi enfatizou a importância de "interromper o contrabando de petróleo pelas gangues terroristas do Estado Islâmico, em maior parte parte feito através da Turquia".


Endereço da página: