Folha de S. Paulo


Boca de urna aponta vitória do opositor Mauricio Macri na Argentina

As primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas depois do fim da votação na Argentina apontavam que o candidato opositor Mauricio Macri venceu o segundo turno e será o novo presidente do país.

Segundo os jornais "Clarín" e "Perfil" e o site Infobae, levantamentos feitos pelas campanhas de Macri e do candidato governista Daniel Scioli mostravam o opositor na frente com vantagem de seis a 20 pontos percentuais.

Ambos os levantamentos mostram vitória de Macri na província de Buenos Aires, maior colégio eleitoral argentino, e ampla vantagem na cidade de Buenos Aires e nas províncias de Córdoba e Santa Fe, governadas pela oposição.

Os dois candidatos, porém, veem com cautela as pesquisas. No primeiro turno, elas davam vantagem entre oito e dez pontos para Scioli contra Macri, com alguns institutos dando vitória sem necessidade de tira-teima.

No final, Scioli recebeu 37% dos votos, contra 34% de Macri, uma diferença muito menor que a prevista por todos os institutos. Isso fez com que a Argentina passasse por seu primeiro segundo turno da história.

Os primeiros resultados foram divulgados às 19h25 locais (20h25 em Brasília). Com 5,37% das seções eleitorais apuradas, Macri tem 54,09% dos votos, contra 45,91% de Daniel Scioli. A tendência definitiva da eleição deverá ser divulgada por volta das 22h30 em Buenos Aires (23h30 em Brasília).

O ministro da Justiça, Julio Alak, disse que mais de 78% dos eleitores de todo o país votaram. O número é menor que o do primeiro turno, quando houve participação de 82%, mas é maior que os 67% das primárias.

Eleição na Argentina - Candidatos se enfrentam

FESTA

Apesar da cautela dos candidatos, os aliados de Mauricio Macri faziam festa no centro usado pelo partido para agrupar a militância, em Buenos Aires. Os dirigentes opositores se diziam felizes, mas foram cautelosos.

"A eleição não terminou, a eleição termina quando as zerésimas estejam entregues. Estamos muito contentes com a eleição, mas temos que ir passo a passo", disse o dirigente do PRO Marcos Peña.

O presidente da União Cívica Radical, Ernesto Sanz, foi menos comedido. "A Argentina já não será mais igual a partir desta noite. A democracia argentina recuperou seu equilíbrio e veremos também se recuperou a alternância."

Do lado de Scioli, o chefe de gabinete do governador de Buenos Aires, Alberto Pérez, disse que é necessário esperar os resultados finais, mas agradeceu à militância peronista por ter pedido aos eleitores que fosem às urnas.

"Acho que os líderes deste dia são eles, os militantes do peronismo que acompanharam a candidatura de Daniel Scioli. Acredito que hoje ganhou a democracia. Em poucas horas saberemos quem será o novo presidente."


Endereço da página:

Links no texto: