Folha de S. Paulo


Caso de ebola é confirmado na Libéria; país havia sido declarado livre do vírus

Abbas Dulleh/Associated Press
Health workers wash their hands after taking a blood specimen from a child to test for the Ebola virus in an area where a 17-year old boy died from the virus on the outskirts of Monrovia, Liberia, Tuesday, June 30, 2015. Liberian authorities on Tuesday quarantined the area where the corpse of the boy was found, sparking fears this West African country could face another outbreak of the disease nearly two months after being declared Ebola-free. (AP Photo/ Abbas Dulleh) ORG XMIT: ALIB104
Autoridades sanitárias atuam na Libéria, em foto de 30 de junho

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta sexta-feira (20) que o país confirmou um novo caso de ebola na Libéria –país que em 3 de setembro foi declarado livre do vírus pela segunda vez (já havia sido em maio, antes de o vírus reaparecer no país).

O caso se trata de uma criança de dez anos que adoeceu na semana passada e foi confirmado nesta quinta (19) após exames laboratoriais. Ainda não se sabe como se deu o contágio.

O diretor-executivo da OMS para emergências sanitárias, Bruce Aylward, afirmou que no momento não há indícios de que o enfermo tenha tido contato com alguém que já teve ebola no passado, que tenha viajado ou ido a um funeral de alguém que morreu por causa do vírus.

Dois de seus irmãos parecem estar doentes. Por precaução, seus pais estão em observação.

A epidemia de ebola que se espalhou pelo oeste africano no ano passado –principalmente na Libéria, em Serra Leoa e em Guiné– causou mais de 29 mil infecções e cerca de 11 mil mortes.

Serra Leoa também foi declarada livre do vírus recentemente, enquanto Guiné passou suas primeiras três semanas sem registrar nenhum caso.


Endereço da página:

Links no texto: