Folha de S. Paulo


Mesquita de Paris suspende homenagem a vítimas por insegurança

Um ato em homenagem às vítimas dos ataques na França, marcada para esta sexta-feira (20) em frente à Grande Mesquita de Paris, foi suspensa pelos organizadores por motivos de segurança.

"Após deliberar junto com a prefeitura da polícia de Paris, parece que não se dão as condições de segurança para uma concentração pública", afirmou a mesquita em um comunicado público.

Amanda Lourenço-23.fev.15/Folhapress
Entrada da Grande Mesquita de Paris, que fará nesta sexta (20) oração especial pelas vítimas do terror
Entrada da Grande Mesquita de Paris, que cancelou ato em homenagem às vítimas dos ataques

Na terça-feira (17), a instituição religiosa convocou "todos os cidadãos de confissão muçulmana e seus amigos a expressar sua profunda adesão a Paris, à sua diversidade e aos valores da República" por meio de uma manifestação pacífica.

Ao ato, concebido "contra o terrorismo", estava prevista a presença do grande reitor da Mesquita de Paris, Dalil Boubakeur, e a prefeita da cidade, Anne Hidalgo.

Mapa dos locais do atentados em Paris

A Prefeitura de Paris estendeu a proibição de manifestações ao ar livre na cidade até o próximo domingo (21).

O governo francês também cancelou a marcha de rua da conferência global da ONU sobre o clima, a COP-21, que estava marcada para o dia 29 de novembro em várias cidades francesas.

O motivo foi a segurança, em risco por causa dos atentados e informações obtidas nas investigações do ataque terrorista.


Endereço da página:

Links no texto: