Folha de S. Paulo


Cão policial morre em operação antiterror, afirma França

PNationale confirma morte de cão policial

A polícia francesa afirmou que uma cão policial fêmea foi morto nesta quarta (18), na operação em Saint-Denis que buscava terroristas envolvidos nos atentados em Paris da última sexta-feira (13), durante o cerco a um apartamento no subúrbio ao norte da capital.

Por meio de sua conta no Twitter, a polícia divulgou a morte da pastor belga de 7 anos de idade chamada Diesel, que teria sido "morta por terroristas". Ela pertencia à divisão antiterror da corporação, conhecida como Raid.

Também segundo as autoridades, a operação deixou ao menos dois mortos, incluindo uma mulher que teria acionado explosivos que trazia junto a seu corpo. O outro, um homem, foi atingido por disparos e granadas, segundo declaração do ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Philippe Wojazer/Reuters
Members of special French RAID forces with a police dog and French riot police (CRS) secure the area during an operation in Saint-Denis, near Paris, France, November 18, 2015 to catch fugitives from Friday night's deadly attacks in the French capital. REUTERS/Philippe Wojazer ORG XMIT: SAA17
Forças especiais participam com cão de cerco a apartamento em Saint-Denis

A informação causou comoção nas redes sociais, com a rápida disseminação da hashtag #jesuisunchien (eu sou um cachorro). Embora boa parte das publicações no Twitter homenageassem Diesel, muitos se questionavam se, poucos dias após o atentado, esse tipo de lamento não seria de mau gosto.

No total, 110 agentes participaram da ação, que deteve oito suspeitos. De acordo com Cazeneuve, informações da inteligência francesa levavam a crer que o mentor dos atentados, Abdelhamid Abaaoud, se encontrava em Saint-Denis.

Segundo o procurador de Paris, François Molins, a megaoperação antiterrorismo desta quarta neutralizou uma célula terrorista que "planejava novos ataques" e estava pronta para agir.

Diesel

Com informações de LEANDRO COLON, enviado especial a Paris.


Endereço da página:

Links no texto: