Folha de S. Paulo


Polícia detém passageiros em dois voos nos EUA

O medo de novos atentados terroristas continua a reforçar medidas preventivas nos Estados Unidos, mesmo sem confirmação de ameaças.

Ao menos dois voos tiveram passageiros detidos pela polícia nesta terça-feira (17).

Em um avião da British Airways procedente de Londres com destino a Boston, uma mulher que teria tentado abrir a porta traseira do avião foi detida pela polícia de Massachusetts, que tuitou a ação ao vivo. Ela teria aproximadamente 30 anos e estaria sob efeitos de drogas.

Cerca de 50 minutos após a primeira postagem, a polícia disse que não identificou "até o momento" nexo com terrorismo.

Tweet

Outro voo, da Spirit Airlines, foi adiado depois que passageiros desconfiaram de um grupo a bordo, segundo a agência de notícias Reuters.

Uma passageira teria chamado uma comissária para relatar que a mulher do grupo, formado ainda por outros três homens, assistia a um vídeo suspeito em seu celular. O vídeo teria sido associado ao Estado Islâmico

Os quatro, de aproximadamente 30 anos, teriam sido retirados do avião, que viajaria de Baltimore para Chicago. Foram revistados e liberados, sem evidências de ameaças, de acordo com a agência.

PÂNICO

O clima de apreensão perdura desde sexta-feira (13), quando os ataques a Paris mataram pelo menos 129 pessoas. Na manhã desta terça, a em geral descontraída âncora da CNN Carol Costello conduziu diversas entrevistas sobre os riscos que os americanos enfrentam.

"Eu não quero criar pânico nos americanos", afirmou. "Mas o fato de ser necessário voar [do Oriente Médio] até os EUA ajuda o país a se proteger [de terroristas]?", questionou a um especialista.

Costello também debateu o acesso a armas e o fluxo de pessoas que viajam do Oriente Médio para os Estados Unidos.


Endereço da página:

Links no texto: