Folha de S. Paulo


Número recorde de migrantes chegou à Europa em outubro, diz ONU

Um número recorde de migrantes e refugiados chegou à Europa no mês de outubro, divulgou nesta segunda (2) o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

Segundo o órgão, 218.394 pessoas chegaram ao continente no período. "Foi o maior número de todos os meses já contabilizados e quase o total de todo o ano de 2014", disse Adrian Edwards, porta-voz da Acnur.

Nas últimas semanas, notícias sobre mortes em travessias pelo mar até a Europa se tornaram quase diárias.

Aris Messinis/AFP
Migrantes chegam à ilha grega de Lesbos, após atravessarem o mar Egeu em barco superlotado
Migrantes chegam à ilha grega de Lesbos, após atravessarem o mar Egeu em barco superlotado

CRISE EM LESBOS

O prefeito da ilha grega de Lesbos, Spyros Galinos, disse a uma rádio nesta segunda (2) que não há mais espaço para enterrar as vítimas desses naufrágios. Segundo ele, há pelo menos 50 corpos no necrotério da ilha que ainda aguardam destinação, devido à superlotação dos cemitérios

De acordo com Galinos, a prefeitura agora realiza negociações para adquirir um terreno vizinho ao cemitério local, de modo que possa expandir sua capacidade.

Migrantes que chegaram à Europa pelo Mediterrâneo - Comparativo mensal 2014-2015

Migrantes que chegaram à Europa pelo Mediterrâneo - Comparativo ano a ano

Somente no domingo (1º), ao menos 19 pessoas morreram após três diferentes incidentes com barcos superlotados que tentavam chegar à Europa.

Nesta segunda (2), motoristas de ambulâncias realizaram um protesto em Lesbos denunciando que apenas três veículos de resgate estão em operação na ilha, apesar do crescente fluxo de refugiados.

Migrantes que chegaram à Europa pelo Mediterrâneo - Principais nacionalidades, em %

Costas Filis, líder de uma associação de trabalhadores, disse que cinco ambulâncias estavam paradas, para receber reparos, e que cortes de funcionários fizeram com que as equipes restantes tenham que fazer jornadas de até 16 horas por dia.

A guarda costeira da Grécia divulgou ter encontrado 1.431 pessoas em 39 operações de busca no mar Egeu entre sexta (30) e a manhã desta segunda (2). Os migrantes estavam em embarcações perto das ilhas gregas de Lesbos, Samos, Rodes, Farmakonisi, Calímnos e Simi.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: