Folha de S. Paulo


Caminhão frigorífico que levava 130 imigrantes é apreendido na Bulgária

Quase 130 imigrantes, a maioria crianças, foram descobertos em um caminhão frigorífico no principal posto da fronteira entre Bulgária e Turquia neste sábado (31).O veículo teria como destino a Romênia.

Os imigrantes —30 homens, 33 mulheres e 58 crianças—, que se identificaram como sírios, estavam escondidos atrás de garrafas com água quente. Segundo as autoridades búlgaras, todos passam bem. O motorista, de nacionalidade turca, foi detido.

Em agosto, 71 corpos em decomposição foram encontrados em um caminhão similar abandonado em uma estrada da Áustria. As vítimas, refugiados sírios, haviam morrido sufocadas.

PROTESTO CONTRA IMIGRANTES

Neste sábado (31), dezenas de austríacos protestaram na região fronteiriça de Spielfeld contra a onda migratória que trouxe milhares de refugiados à Europa.

Erwin Scheriau/Efe
Pessoas fazem fogueira para se aquecer em campo de refugiados em Spielfed, na Áustria
Pessoas fazem fogueira para se aquecer em campo de refugiados em Spielfed, na Áustria

Thomas Kirchner, líder de direita que participava da manifestação, disse que o país deve dar boas-vindas "aos refugiados que realmente necessitam de ajuda, mas não sem controle". Segundo ele, a Áustria está em perigo, "pois ninguém sabe quem está entrando no país".

Um grupo menor realizava um contra-protesto, segurando cartazes com os dizeres: "Refugiados, sejam bem-vindos".


Endereço da página:

Links no texto: