Folha de S. Paulo


Anúncio de calcinha para menstruação gera polêmica em Nova York

Anúncios de uma calcinha para mulheres menstruadas causaram rebuliço nesta semana em Nova York. Segundo a marca, Thinx, a agência de publicidade do metrô havia censurado a propaganda, que ainda não foi implementada.

O anúncio mostra alimentos como meia toranja ou uma gema de ovo escorrendo para aludir ao corpo feminino ou à menstruação. A Thinx publicou em seu blog que a criação havia sido barrada –e, diante da negação da agência do metrô, a Outfront Media, mostrou os e-mails de um funcionário com recomendações de mudanças.

Divulgação
anuncio de calcinha para mulheres menstruadas da marca americana Thinx Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Anúncio de calcinha para mulheres menstruadas; peça exibe meia toranja em alusão ao corpo feminino

Usuários de rede social protestam a favor e contra a decisão. Na quinta-feira (23), um funcionário da Outfront Media não identificado disse ao jornal "New York Times" que "com certeza, os anúncios serão aprovados".

Oficialmente, a agência do metrô disse ao "NYT" que eles ainda estão em processo de análise e que não há prazo para uma possível aprovação.

O metrô já estampa diversos anúncios que exploram a imagem do corpo feminino, e essa aparente contradição foi alvo da revolta nas redes.

Há, por exemplo, a propaganda de uma cirurgia para aumentar os seios que mostra a imagem de uma mulher com semblante sério segurando duas frutas pequenas ao lado da imagem da mesma mulher sorrindo com duas frutas grandes.

Divulgação
anuncio de calcinha para mulheres menstruadas da marca americana Thinx Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Anúncio de calcinha para mulheres menstruadas da marca Thinx; peça mostra gema de ovo escorrendo

"Modos fazem o homem", escreveu um usuário. "Espero que os anúncios originais apareçam no metrô. Odeio padrões sexistas. Isso é ridículo", opinou outro.

A calcinha para mulheres menstruadas têm camadas de absorção que, teoricamente, dispensam absorventes tradicionais, mas a Thinx sugere que cada mulher decida como usá-la. O produto não é descartável e custa até US$ 34 (R$ 134).


Endereço da página: