Folha de S. Paulo


Ex-senador democrata abandona disputa pela Casa Branca

O ex-senador pela Virgínia Jim Webb, 69, abandonou nesta terça-feira (20) a disputa pela indicação democrata para concorrer à sucessão de Barack Obama na Casa Branca, em 2016.

"Estou descartando qualquer tentativa de ser o indicado do Partido Democrata", disse Webb a jornalistas em Washington, dando a entender que pode tentar concorrer de forma independente.

"O espaço que vou ocupar dependerá dos apoios que receberei nas próximas semanas", acrescentou.

Shawn Thew/Efe
Ao lado da mulher, Hong Le, o ex-senador Jim Webb anuncia sua desistência da indicação democrata
Ao lado da mulher, Hong Le, o ex-senador Jim Webb anuncia sua desistência da indicação democrata

Ex-marine, Webb lutou na Guerra do Vietnã e, nos anos 80, foi secretário da Marinha do presidente republicano Ronald Reagan (1981-1989). Depois, mudou de partido e foi senador de 2007 a 2013.

Ele se queixou da "hierarquia" dos democratas, que na sua opinião privilegia a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, 67, líder das pesquisas entre os pré-candidatos do partido.

Webb disse ter tido, no debate democrata promovido pela rede de TV CNN na semana passada, 14 minutos de acesso ao microfone, contra 32 de Hillary. "Não posso dizer que seja um processo justo."

A campanha do ex-senador, porém, não decolou –ele não conseguiu chegar nem a 1% das intenções de voto, cenário que compromete suas chances caso decida fazer campanha como independente.

AINDA NA CORRIDA

Com a desistência de Webb, ainda há cinco pré-candidatos democratas no páreo: além de Hillary, o senador por Vermont Bernie Sanders – segundo nas pesquisas entre os democratas–, os ex-governadores Martin O'Malley (Maryland) e Lincoln Chafee (Rhode Island) e o professor de Harvard Lawrence Lessig, fundador do Creative Commons.

Até esta terça-feira, persistiam dúvidas sobre a oficialização da pré-candidatura do vice-presidente Joe Biden, 72.

A oposição republicana ao governo de Obama tem 15 pré-candidatos. Na média das pesquisas mais recentes, calculada pelo site Real Clear Politics, o magnata Donald Trump continua na liderança (26%), seguido pelo neurocirurgião aposentado Ben Carson (21%).


Endereço da página:

Links no texto: